Jornada do Conhecimento

Educação no Século XXI: Abordagem Neurocognitiva

3, 4 & 5 DE AGOSTO
VDC SP

INFORMAÇÕES

FIQUE POR DENTRO

Em meio a grande oferta de eventos na área de educação, nossa proposta é inovar, oferecendo uma Jornada do Conhecimento com palestras e mesas de discussão, contemplando temas habitualmente discutidos. Nosso intuito é formatar um congresso que seja, além de informativo, formativo.

A atuação do profissional que trabalha na interface com a educação demanda cada vez mais uma prática baseada em evidências, uma vez que o conhecimento é mais disseminado e há uma cobrança por melhores serviços e práticas. Além disso, uma prática baseada em evidências nos permite ofertar um trabalho de maior qualidade e, acima de tudo, em prol da qualidade de vida das crianças.

Que a educação é um tema essencial não nos resta dúvidas. Que as neurociências têm embasado grandes avanços nas mais diferentes áreas, também não.  A união desses grandes campos do conhecimento é útil no desenvolvimento do país, principalmente do nosso capital mental, uma vez que irá garantir melhor aprendizagem das nossas crianças, considerando além dos aspectos cognitivos, as questões de manejo de emoção e comportamento, práticas pedagógicas e interação social.

Considerando a multidisciplinaridade da Neurociência, o nosso objetivo é integrar os diversos olhares desse campo em torno da sua aplicação no contexto educacional, fomentando a importância da promoção da aprendizagem de crianças com desenvolvimento típico ou com algum tipo de dificuldade. Debater, discutir e apresentar novos conceitos, tecnologias e ferramentas que podem colaborar com a atuação dos profissionais da área.

PALESTRANTES

CONFIRA OS NOMES DOS PALESTRANTES CONFIRMADOS

Andressa Antunes
plus

Andressa Antunes

Annelise Júlio-Costa
plus

Annelise Júlio-Costa

Caroline Cardoso
plus

Caroline Cardoso

Caroline Nogueira
plus

Caroline Nogueira

Deborah Azambuja
plus

Deborah Azambuja

Jéssica Militão
plus

Jéssica Militão

João Batista Araujo e Oliveira
plus

João Batista Araujo e Oliveira

Instituto Alfa e Beto

Larissa Zeggio
plus

Larissa Zeggio

Nicolle Zimmermann
plus

Nicolle Zimmermann

PROGRAMAÇÃO

FIQUE POR DENTRO DA PROGRAMAÇÃO

Curso Pré-Jornada – Formação de Tutor Cogmed

Local: Os cursos serão realizados na Valor do Conhecimento - Rua Simão Alvares, 1020 - Vila Madalena

Duração do curso: 8 horas/aula

Sobre o curso:

O Treinamento Cogmed de Memória Operacional é um programa com base em evidências para ajudar crianças, adolescentes e adultos de forma sustentável a melhorar a atenção por meio do treinamento da memória operacional.

Memória operacional é a capacidade de manter as informações em sua mente, manipulá-las e usá-las dentro de curtos períodos de tempo para completar uma tarefa. Ela é importante para a atenção, a concentração e a resolução de problemas. Pense nisso como o vigor de sua atenção face à sobrecarga de informações. As habilidades consistentes da memória operacional desempenham um papel importante para o sucesso acadêmico e no local de trabalho.

Detalhes

Cogmed é um programa para a melhoria da atenção fundamentado em evidências.

Com o objetivo de melhorar a atenção através do aperfeiçoamento efetivo da memória operacional, o Cogmed consiste em um programa de algumas semanas de treinamento online fundamentado em evidências. O Cogmed tem um histórico único e excepcional de resultados positivos, fortes e duradouros. Ele realmente faz diferença e melhora a vida das pessoas.

PÚBLICO-ALVO DE TUTORES

Graduados ou pós-graduados em Psicologia, Neuropsicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Licenciatura (nos cursos de Letras, Química, Matemática, Geografia, Física, História, Filosofia, Música, Educação Física e Educação Artística) e Graduados com certificação de Coach reconhecida pela International Association of Coaching (IAC) ou a International Coach Federation (ICF).

INSCRIÇÃO

Após a confirmação do seu pedido de compra, em até 10 dias úteis, você receberá um e-mail solicitando seus dados para cadastro na Plataforma do Cogmed, bem como a ​cópia da carteira profissional ou diploma​ de graduação/pós-graduação em uma das áreas acima citadas.

INCLUSO NA CERTIFICAÇÃO

  • Treinamento de Tutor (8 horas/aula) + Manual do Cogmed
  • Sendo aprovado na Prova de Certificação Cogmed, você receberá:
    • 5 licenças de aplicação Cogmed
    • Certificação válida por 2 anos
    • Selo do Cogmed para o seu site
    • Inclusão do seu contato no diretório do site do Cogmed

O curso tem por objetivo formar tutores aptos a administrar e interpretar os resultados da ferramenta, fornecendo informações teóricas que sustentam a prática, bem como por meio de discussões acerca da interpretação dos gráficos e acompanhamento dos resultados do treinando.

Aproveite a oportunidade e faça parte do programa!

Jéssica Militão

Graduada em Psicologia (UFC) e pós-graduada em Avaliação Psicológica (IPOG-SP). Responsável Técnica em Psicologia na empresa Valor do Conhecimento, coordenando as áreas de suporte técnico e divisão de cursos. Desde 2014, é Tutora Principal do Centro de Serviços Cogmed Valor do Conhecimento, ministrando os cursos de Formação de Tutor e prestando suporte aos mais de […]

Credenciamento

30min

Palestra de Abertura “Práticas Pedagógicas Baseadas em evidências”

  • Tema: Práticas Pedagógicas Baseadas em evidências
  • Título: Práticas Pedagógicas Baseadas em evidências

1:30

João Batista Araujo e Oliveira

João Batista Araujo e Oliveira é psicólogo (Universidade Católica de Minas Gerais) e Ph.em Educação (Florida State University). É fundador e presidente do Instituto Alfa e Beto, no qual vem promovendo o tema da educação baseada em evidências. Entre suas publicações mais relevantes para o presente evento se destacam a revisão da literatura científica sobre […]

Coffee-break

30min

Mesa redonda “Funções Executivas”

“Funções Executivas - como estimular o desenvolvimento dessas habilidades no ambiente escolar”

02:30

Caroline Cardoso

Psicóloga. Mestre em Psicologia, ênfase Cognição Humana, pela PUCRS. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUCRS. Especialista em Neuropsicologia pela PROJECTO. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Feevale e de diversos cursos de especialização em Neuropsicologia e Avaliação Psicológica. Supervisora do Estágio Profissionalizante em Neuropsicologia do Centro Integrado de […]

Pausa p/ Almoço

01:30

Palestra “E quando o problema de comportamento é um transtorno: como lidar em sala de aula?“

01:30

Andressa Antunes

É psicóloga, mestre e doutoranda em saúde da criança e do adolescente pela UFMG. Atua nas áreas de neuropsicologia, terapia cognitivo-comportamental infantil e treinamento de pais. O seu trabalho é voltado para os transtornos do desenvolvimento e síndromes genéticas, especialmente na idade pré-escolar. Andressa é membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Além […]

Coffee-break

30min

Mesa redonda “Fatores Psicológicos na Aprendizagem”

Mesa redonda “Fatores Psicológicos na Aprendizagem”

02:00

Nicolle Zimmermann

Psicóloga e Neuropsicóloga Clínica Mestre em Psicologia – ênfase Cognição Humana (PUC-RS) Doutora em Medicina (UFRJ) Especialista em Princípios e Práticas em Pesquisas Clínicas (Universidade de Harvard) Supervisora do Serviço de Neuropsicologia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (RJ) Consultora em Neuropsicologia Escolar e Hospitalar Coordenadora do Curso de Especialização em Neuropsicologia do InTCC-Rio

Larissa Zeggio

Psicóloga Clínica, Mestre e Doutora em Neurociências (UNIFESP), com pós-doutorado em Cognição também pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Possui experiência de 16 anos lecionando no Ensino Superior. Coordena o curso de especialização em Neuropsicologia Clínica do CENSUPEG, é Diretora do IBIES (Instituto Brasileiro de Inteligência Emocional e Social), Responsável Técnica no Brasil […]

Palestra “O desenvolvimento da linguagem e seu impacto na aprendizagem escolar”

Palestra “O desenvolvimento da linguagem e seu impacto na aprendizagem escolar

01:30

Deborah Azambuja

Fonoaudiologia – PUC (1978) Mestre em Distúrbios da Comunicação PUCSP (1985) Especialização em Neuropsicologia pela Universidade de Barcelona (1989) Especialização em Neuropsicologia reconhecida pela CCFa (2015) Sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNp (desde 1996) Sócia fundadora do Centro de (Re) Habilitação Cognitiva (desde 1996) Atual Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia SBNp […]

Coffee-break

30min

Palestra de Encerramento “Motivação: Por que é tão difícil estudar?”

Palestra de Encerramento “Motivação: Por que é tão difícil estudar?”

2h

Annelise Júlio-Costa

É psicóloga e farmacêutica, mestre e doutora em Neurociências pela UFMG. Atua nas áreas de neuropsicologia (avaliação e reabilitação), terapia cognitivo-comportamental infantil e treinamento de pais. O seu trabalho é voltado para os transtornos do neurodesenvolvimento e síndromes genéticas em crianças em idade escolar, adolescentes e jovens adultos. Além disso, presta assessoria escolar para pais […]

FIQUE POR DENTRO

INFORME SEU E-MAIL PARA SABER AS NOVIDADES E PROMOÇÕES.

LOCAL

Avenida Francisco Matarazzo, número 1350, Edifício CGD – 7º Andar Espaço França – Bairro: Água Branca – CEP: 05001-100

São Paulo, SP

PATROCINADORES

CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES

CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS

Copyright 2018 Valor do Conhecimento