Atualmente, o autismo é visto como um transtorno do neurodesenvolvimento, com sintomas relacionados a alterações precoces nas redes neurais do “cérebro social”. Essas redes são responsáveis pela percepção e interação social, envolvendo habilidades como atenção, imitação e associação.
Este livro apresenta ao público brasileiro a terapia de troca e desenvolvimento (thérapie d’échange et développement [TED]), uma abordagem inovadora para o atendimento de crianças com transtornos do espectro autista (TEA) e outros quadros de desenvolvimento atípico.
Desenvolvida por uma equipe de psiquiatria infantil em Tours França, incluindo pesquisadores reconhecidos mundialmente tais como o Prof. Gilbert Lelord e a Profa. Catherine Barthélémy, a TED é baseada em estudos clínicos e exames neurofuncionais e se destaca por sua abordagem neurodesenvolvimental, que valoriza a aprendizagem por meio do prazer compartilhado, e de princípios como a “aquisição livre” e a “curiosidade siológica.”
A TED promove a reciprocidade social e estimula o desenvolvimento motor, sensorial, emocional e cognitivo em um contexto interativo que respeita a dimensão relacional e emocional da criança. A terapia segue um projeto individualizado que envolve uma avaliação psicológica detalhada e a participação dos pais. Com os princípios da “tranquilidade”, “disponibilidade” e “reciprocidade”, a TED tem mostrado efeitos positivos tanto clinicamente quanto em exames de neuroimagem.
Atualmente, o autismo é visto como um transtorno do neurodesenvolvimento, com sintomas relacionados a alterações precoces nas redes neurais do “cérebro social”. Essas redes são responsáveis pela percepção e interação social, envolvendo habilidades como atenção, imitação e associação.
Este livro apresenta ao público brasileiro a terapia de troca e desenvolvimento (thérapie d’échange et développement [TED]), uma abordagem inovadora para o atendimento de crianças com transtornos do espectro autista (TEA) e outros quadros de desenvolvimento atípico.
Desenvolvida por uma equipe de psiquiatria infantil em Tours França, incluindo pesquisadores reconhecidos mundialmente tais como o Prof. Gilbert Lelord e a Profa. Catherine Barthélémy, a TED é baseada em estudos clínicos e exames neurofuncionais e se destaca por sua abordagem neurodesenvolvimental, que valoriza a aprendizagem por meio do prazer compartilhado, e de princípios como a “aquisição livre” e a “curiosidade siológica.”
A TED promove a reciprocidade social e estimula o desenvolvimento motor, sensorial, emocional e cognitivo em um contexto interativo que respeita a dimensão relacional e emocional da criança. A terapia segue um projeto individualizado que envolve uma avaliação psicológica detalhada e a participação dos pais. Com os princípios da “tranquilidade”, “disponibilidade” e “reciprocidade”, a TED tem mostrado efeitos positivos tanto clinicamente quanto em exames de neuroimagem.