"
Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2011
2ª Edição
Organizadores: Rodolfo A. M. Ambiel; Ivan Sant’Ana Rabelo; Sílvia Verônica Pacanaro; Gisele Aparecida da Silva Alves e Irene F. Almeida de Sá Leme.
Autores: Felipe Valentini; Gisele Aparecida da Silva Alves; Irene F. Almeida de Sá Leme; Ivan Sant’Ana Rabelo; Jacob Arie Laros; Josemberg Moura de Andrade; Leila Brito; Lucas de Francisco Carvalho; Makilim Nunes Baptista; Marcia Gabriel da Silva Rego; Maria Cristina Barros Maciel Pellini; Mayra Silva de Souza; Rodolfo A. M. Ambiel; Sílvia Verônica Pacanaro e Vicente Cassepp-Borges.
ISBN: 978-85-8040-071-7
188 páginas
Este livro oferece ao leitor um guia prático dos princípios básicos da psicometria contendo informações necessárias para a compreensão e avaliação dos testes psicológicos. Apresenta uma descrição dos conceitos e técnicas mais relevantes que formam os alicerces necessários para uma prática fundamentada, acessível para alunos e profissionais da psicologia. Aborda os procedimentos estatísticos usados com freqüência na testagem, os referenciais para a introdução de escores, fidedignidade, validade, considerações sobre os itens de testes, aspectos sobre a atual conjuntura da avaliação psicológica no Brasil e diretrizes éticas para seleção, administração, pontuação e comunicação dos resultados. Além dos assuntos sob a ótica da Teoria Clássica dos Testes, também apresenta aspectos da Teoria de Resposta ao Item (TRI), de forma adaptada ao leitor que não possui sofisticação em estatística e psicometria. Dessa forma, torna-se um livro indispensável para disciplinas vinculadas ao contexto da avaliação psicológica nas universidades, assim como possibilita capacitação aos profissionais e pesquisadores em psicologia, educação, bem como em todas as áreas nas quais são desenvolvidos e utilizados instrumentos para a pesquisa científica e para atuação profissional.
Capítulo 1. Da testagem à Avaliação Psicológica: aspectos históricos e perspectivas futuras; Capítulo 2. Panorama atual dos testes psicológicos no Brasil de 2003 a 2011; Capítulo 3. “E viveram felizes para sempre”: a longa (e necessária) relação entre psicologia e estatística; Capítulo 4. Teoria de Resposta ao Item na Avaliação Psicológica; Capítulo 5. Validade e precisão de testes psicológicos; Capítulo 6. Padronização e normatização de testes psicológicos: simplificando conceitos; Capítulo 7. A ética no uso de testes no processo de Avaliação Psicológica.
"