Baralho de vivências e reações a Violência/Bullying na Escola
SKU:774924489
As vivências de violência em contexto escolar e bullying, in- felizmente, têm sido muito frequentes e podem ser temas difíceis para verbalizar de forma espontânea, em especial para crianças e adolescentes. Pensando nisso, o objetivo do Baralho de vivências e reações a Violência/Bullying na Escola é servir como facilitador desse processo, ajudando profissionais a identificar situações de violência e as for- mas como crianças e adolescentes reagem ao vivenciá-las. O baralho apresenta situações frequentes de violência presentes no contexto escolar brasileiro, divididas em quatro categorias: violência física e patrimonial, verbal, psicológica/relacional e outros tipos. Traz, também, uma série de reações emocionais e comportamentais que podem surgir como consequência da violência em contexto escolar. Essas reações foram categorizadas de acordo com uma lógica de sintomatologia psicológica/psiquiátrica (tristeza/ desesperança, ansiedade/somatização, hipercompensação, evitação/entorpecimento/regressão, agressividade/ comportamento opositivo, dissociação), visando tornar mais compreensíveis as formas individuais e coletivas de sofrimento e a presença de possíveis diagnósticos relacionados a experimentar as situações de violência.
As vivências de violência em contexto escolar e bullying, in- felizmente, têm sido muito frequentes e podem ser temas difíceis para verbalizar de forma espontânea, em especial para crianças e adolescentes. Pensando nisso, o objetivo do Baralho de vivências e reações a Violência/Bullying na Escola é servir como facilitador desse processo, ajudando profissionais a identificar situações de violência e as for- mas como crianças e adolescentes reagem ao vivenciá-las. O baralho apresenta situações frequentes de violência presentes no contexto escolar brasileiro, divididas em quatro categorias: violência física e patrimonial, verbal, psicológica/relacional e outros tipos. Traz, também, uma série de reações emocionais e comportamentais que podem surgir como consequência da violência em contexto escolar. Essas reações foram categorizadas de acordo com uma lógica de sintomatologia psicológica/psiquiátrica (tristeza/ desesperança, ansiedade/somatização, hipercompensação, evitação/entorpecimento/regressão, agressividade/ comportamento opositivo, dissociação), visando tornar mais compreensíveis as formas individuais e coletivas de sofrimento e a presença de possíveis diagnósticos relacionados a experimentar as situações de violência.