O Jogo da memória A limpeza dos pensamentos foi desenvolvido a partir das experiências na prática da Terapia cognitivo-comportamental das autoras com crianças e adolescentes
REGRAS DO JOGO
Faixa etária: a partir dos 7 anos
Participantes: no mínimo 2 participantes
Objetivo: Auxiliar crianças e adolescentes a conhecer e a manejar as distorções cognitivas no processo de Psicoterapia cognitivo-comportamental
COMPONENTES:
18 cartas de pensamentos sujos (referentes às distorções cognitivas).
18 cartas de estratégias de limpeza do pensamento (referentes a estratégias de reestruturação cognitiva).
1 Bloco de folhetos para registro de pensamentos ( Download através do site após a compra)
1 Bloco de folhetos de monitoramento dos pensamentos sujos ( Download através do site após a compra)
54 Fichas de pontuação na cor verde.
COMO JOGAR:
Cada jogador, em sua vez de jogar, deve escolher duas cartas e desvirá-las. Se formarem o par do pensamento sujo e sua estratégia de limpeza correspondente, serão retiradas do jogo e o jogador ganha 1 ponto (Ficha). Caso não formem o par, serão viradas novamente e, então, o próximo jogador tenta acertar um novo par.
Sempre que um jogador acertar um par de pensamentos sujo e estratégias de limpeza correspondente, deverá falar sobre como aquele pensamento ocorre em seu dia a dia, dando exemplos de situações vividas, e de como as estratégias de limpeza podem ser utilizadas também. O terapeuta avaliará a explanação realizada pelo participante e, se os exemplos forem sobre o próprio jogador, este ganhará 2 pontos extras (Fichas). Se for sobre outras pessoas, ganhará 1 ponto extra (Ficha). E, se não der exemplos, não ganha pontos extras.
O jogo termina quando todos os pares correspondentes forem desvirados e ganha quem tiver acumulado mais pontos.
Autoras:
ALESSANDRA BURÉGIO
KATIA BOULITEAU
MARLANE LUZ
RENATA BOA VIAGEM
PSICOTERAPEUTAS COGNITIVO COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O Jogo da memória A limpeza dos pensamentos foi desenvolvido a partir das experiências na prática da Terapia cognitivo-comportamental das autoras com crianças e adolescentes
REGRAS DO JOGO
Faixa etária: a partir dos 7 anos
Participantes: no mínimo 2 participantes
Objetivo: Auxiliar crianças e adolescentes a conhecer e a manejar as distorções cognitivas no processo de Psicoterapia cognitivo-comportamental
COMPONENTES:
18 cartas de pensamentos sujos (referentes às distorções cognitivas).
18 cartas de estratégias de limpeza do pensamento (referentes a estratégias de reestruturação cognitiva).
1 Bloco de folhetos para registro de pensamentos ( Download através do site após a compra)
1 Bloco de folhetos de monitoramento dos pensamentos sujos ( Download através do site após a compra)
54 Fichas de pontuação na cor verde.
COMO JOGAR:
Cada jogador, em sua vez de jogar, deve escolher duas cartas e desvirá-las. Se formarem o par do pensamento sujo e sua estratégia de limpeza correspondente, serão retiradas do jogo e o jogador ganha 1 ponto (Ficha). Caso não formem o par, serão viradas novamente e, então, o próximo jogador tenta acertar um novo par.
Sempre que um jogador acertar um par de pensamentos sujo e estratégias de limpeza correspondente, deverá falar sobre como aquele pensamento ocorre em seu dia a dia, dando exemplos de situações vividas, e de como as estratégias de limpeza podem ser utilizadas também. O terapeuta avaliará a explanação realizada pelo participante e, se os exemplos forem sobre o próprio jogador, este ganhará 2 pontos extras (Fichas). Se for sobre outras pessoas, ganhará 1 ponto extra (Ficha). E, se não der exemplos, não ganha pontos extras.
O jogo termina quando todos os pares correspondentes forem desvirados e ganha quem tiver acumulado mais pontos.
Autoras:
ALESSANDRA BURÉGIO
KATIA BOULITEAU
MARLANE LUZ
RENATA BOA VIAGEM
PSICOTERAPEUTAS COGNITIVO COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES