*Instrumento de uso restrito a psicólogos
01 Unidade do Caderno de Aplicação do IHSA
Dá acesso a 01 unidade de correção online informatizada.
Descrição
O Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes – IHSA é um instrumento de autorrelato, que permite avaliar o repertório de habilidades sociais dos adolescentes em dois indicadores: a frequência e a dificuldade com que reagem às diferentes demandas de interação social.
O IHSA permite a identificação de déficits e recursos em classes e subclasses das principais habilidades sociais requeridas na adolescência, junto a diferentes interlocutores e contextos. Em termos de contextos, temos as demandas próprias das relações familiares e escolares, de amizade, afetivo-sexuais, de lazer e de trabalho, como particularmente críticas nessa fase do desenvolvimento. Em termos de interlocutores, estão representadas as demandas para habilidades requeridas na relação com pais, irmãos, colegas, amigos, parceiros afetivo-sexuais, pessoas de autoridade (professor, chefe, religiosos etc) e desconhecidos.
A interpretação do escore total e dos escores das subescalas é baseada na posição do respondente, em termos de percentis, comparativamente ao grupo de referência do mesmo sexo e faixa etária. As subescalas do IHSA são: Empatia, Autocontrole, Civilidade, Assertividade, Abordagem afetiva e Desenvoltura social.
As possibilidades de aplicação do IHSA-Del-Prette apontam para seu uso nos contextos de Psicologia Clínica, da Saúde, Escolar, Social, de Orientação Vocacional e Profissional, da Psicologia Forense, do Esporte, do Trânsito, na Neuropsicologia e Psicopatologia Clínica, oferecendo uma série de diferentes objetivos: planejamento de intervenções; classificação diagnóstica; predição de comportamentos ou desempenhos não diretamente avaliados; acompanhamento de características pessoais ao longo do desenvolvimento; descrição de características individuais.
Objetivo
O Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes – IHSA permite avaliar o repertório de habilidades sociais de adolescentes em um conjunto de situações interpessoais cotidianas.
População
Destina-se à população adolescente de 12 a 17 anos de idade.
Aplicação
Individual ou coletiva.
Tempo
Não há limite de tempo pré-definido. A média utilizada pelos adolescentes tem sido de 30 minutos.
Autor: Almir Del Prette & Zilda A. P. Del Prette..
*imagem ilustrativa.