Os contos infantis desenhados são muito apreciados pelas crianças porque unem duas atividades que elas adoram: ouvir histórias e desenhar. É um livro para ser utilizado por professores e pais, nos momentos de leitura compartilhada e contação de histórias, mas, como a leitura explora também o desenho, o livro pode ser utilizado para investigar e exercitar alguns aspectos da psicomotricidade fina e da grafomotricidade: força do traçado, padrões, formas geométricas, senso de direção (horário/anti-horário, esquerda/direita, acima/abaixo), dentre outros, dependendo da necessidade e criatividade do professor.
Os contos desenhados podem também ser utilizados para se trabalhar aspectos específicos da leituraescrita e da estrutura das palavras, tais como: padrões silábicos, classe lexical, vocabulário e campos semânticos. O sucesso da atividade dependerá, em grande parte, de o professor saber fazer com que os desenhos ressaltem o elemento de faz-de-conta das histórias: um círculo se torna um jardim; orelhas se tornam casinhas, pontinhos se tornam uma secretária ou diretora de escola... Os traçados devem ser feitos simultaneamente à leitura, de maneira vagarosa e bem evidente, para que as crianças não apenas apreciem a brincadeira de faz-de-conta (elas ficam muito curiosas sobre qual forma será desenhada como correspondente àquilo que foi lido), como possam compreender/assimilar a direção do traçado e, assim, possam reproduzi-las elas mesmas, o que, sem dúvida, se torna a parte mais feliz para elas nessa atividade! Esperamos que essas pequenas histórias sejam fonte de muita alegria pedagógica!