44 histórias curtas
“A eficiência da leitura diferencia estudantes e distingue profissionais competentes. Esta bela seleção de textos, que privilegia a escuta e dirige o foco do pensamento verbal, é um verdadeiro presente para todos os profissionais das Áreas da Saúde e Educação.
As fonoaudiólogas Flávia Rodrigues e Valéria Rimini mais uma vez nos surpreendem com ideias inovadoras e material elegante de fácil aplicação.
Aproveitem-no!”
Ana Alvarez
Introdução
Este material é composto de 444 histórias curtas para trabalhar decodificação e compreensão de leitura de formas variadas. Os textos são divididos em 6 maneiras diferentes (memória auditiva, consoantes com sons parecidos, o que vem a seguir, escolha um título, procurando partes da história e textos modificados) de trabalhar o conteúdo lido pelo adulto ou pela criança. As questões dirigidas aos textos são elaboradas para respostas descritivas ou de múltipla escolha.
1.Memória auditiva: Tem 56 histórias para serem ouvidas pela criança. O terapeuta lê a história em voz alta e faz de uma a três perguntas. A criança usa sua habilidade de memória auditiva para responder às questões. Se a criança precisar de uma ajuda adicional, ela poderá olhar a figura para auxiliá-la. As histórias de 50 a 56 são abertas. Nelas, as crianças poderão usar sua criatividade para montar histórias e fazer perguntas sobre elas.
2.Consoantes com sons parecidos: Contém 60 histórias divididas nos fonemas fricativos /f, /v, /s, /z/ , /x// , e /j/ e plosivos /p, /b/, /t, /d, /k/ e /g/. Cada fonema tem 5 histórias. Cada história dá ênfase à consoante trabalhada com uma das vogais: a, e, i, o, u.
3.O que vem a seguir: Contém 56 histórias para melhorar a habilidade dos estudantes em descobrir o que vem a seguir. Os estudantes ouvem ou leem a história e escolhem a alternativa que mais faz sentido para finalizá-la.
4.Escolha um título para a história: Contém 56 histórias com dois níveis de dificuldade. Estas histórias ajudam os estudantes a trabalhar sua compreensão de leitura e a usar suas habilidades de sintetizar informações para escolher o título apropriado para a história curta. Cada história tem três opções de resposta.
5.Procurando partes das história: Para se tornar um leitor de sucesso é primordial que o estudante identifique e memorize as principais partes da história. Esta parte tem 100 histórias divididas em três níveis de dificuldade. Os estudantes leem as histórias e respondem às questões de compreensão em sequência crescente de dificuldade.
6.Textos modificados: Contém 60 histórias de consoantes com sons parecidos modificadas, nas quais no lugar da letra alvo trabalhada há um símbolo; e 56 histórias do que vem a seguir como o texto está cortado na metade inferior é uma tarefa desafiante para trabalhar a decodificação de leitura.
Juntamente com as propostas acima há sugestões de uso e um incentivador com metas no qual as folhas são distribuídas em cores diferentes para que a criança seja desafiada a ler cada vez uma cor aumentando a cada encontro.
Índice
1 – Memória auditiva 56 histórias
2 – Consoantes com sons parecidos 60 histórias
3 – O que vem a seguir 56 histórias
4 – Escolha um título 56 histórias
5 -Procurando partes da história 100 hsitórias
6 – Textos modificados:
a – consoantes com sons parecidos 60 histórias
b – o que vem a seguir 56 histórias
acompanha um cd
CD-ROM interativo compatível com Windows e Mac OS
Requisitos Mínimos:
Windows: Sistema operacional Windows XP, processador Pentium IV ou superior, 256 MB de memória RAM, 64 MB de memória de vídeo em resolução de 1024X768 pixels, placa de som, CD-ROM com velocidade 16x.
Mac: Sistema operacional Mac OS X 10.5, processador Intel, 256 MB de memória Ram, 64 MB de memória de vídeo em resolução de 1024×768 pixels, CD-ROM com velocidade 16x.
Os requisitos são focados na interface do CD para reprodução do livro. As configurações podem variar de acordo com os programas instalados.