Avaliando com o WISC III: Prática e pesquisa

SKU:537976926
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 Editora Casa do Psicólogo

Ano de publicação: 2012

1ª Edição

Organizador: Vera Figueiredo, Jaciana Araujo e Francisco Vidal.

Autor: Caroline Ferreira Schüler, Cíntia de Souza Serpa, Francisco Antonio Soto Vidal (Organizador), Jaciana Marlova Gonçalves Araújo (Organizadora), Josiane Puchalski Sousa, Luciana de Avila Quevedo, Michele Beatriz Oliveira da Conceição, Nilmar Carlos Gatto,, Roberta Damasceno Fonseca,, Tharso de Souza Meyer, Vera Lúcia Marques de Figueiredo (Organizadora), Viviane Leite de Dias Mattos, Zélia R. Melo de Almeida

ISBN: 978-85-8040-148-6

320 páginas

 

 


A constante atualização das Escalas Wechsler e um dos fatores que tem contribuído para a sua permanência entre as escalas mais utilizadas no campo da avaliação psicológica.

A familiaridade dos usuários com uma das versões favorece a passagem para o uso de outra mais recente. Do mesmo modo, no campo da pesquisa, os estudos com diferentes versões tem possibilitado o acumulo de evidencias sobre as propriedades psicrométricas e sobre a utilidade clinica em diferentes contextos.


 

Capítulo 1 – Caracterização do WISC-III; Capítulo 2 - Orientações praticas sobre aplicação e pontuação; Capítulo 3- Orientações para a interpretação qualitativa; Capítulo 4 - Quais os erros mais frequentes dos estudantes de Psicologia no uso do WISC–III?; Capítulo 5 - Padronizando novas respostas-modelo para o WISC-III; Capítulo 6 - Perfil da capacidade intelectual de crianças com altas habilidades; Capítulo 7 - O WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem; Capítulo 8 - Habilidades cognitivas de crianças com deficiência intelectual; Capítulo 9 - Aplicação do WISC-III em crianças e adolescentes surdos: um estudo exploratório; Capítulo 10- Habilidades cognitivas de crianças vítima de maus-tratos; Capítulo 11- Desenvolvimento cognitivo e comportamental de crianças nascidas com baixo peso: uma breve revisão da literatura; Capítulo 12 - Evidenciasde validade na amostra de padronização brasileira; Capítulo 13 - Evidencias de fidedignidade e variância dos subtestes na amostra de padronização brasileira; Capítulo 14 - WISC-III e R-2: um estudo de validade; Capítulo 15 - Refinamento das normas de interpretação do teste WISC-III para o contexto brasileiro.
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Descrição

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 Editora Casa do Psicólogo

Ano de publicação: 2012

1ª Edição

Organizador: Vera Figueiredo, Jaciana Araujo e Francisco Vidal.

Autor: Caroline Ferreira Schüler, Cíntia de Souza Serpa, Francisco Antonio Soto Vidal (Organizador), Jaciana Marlova Gonçalves Araújo (Organizadora), Josiane Puchalski Sousa, Luciana de Avila Quevedo, Michele Beatriz Oliveira da Conceição, Nilmar Carlos Gatto,, Roberta Damasceno Fonseca,, Tharso de Souza Meyer, Vera Lúcia Marques de Figueiredo (Organizadora), Viviane Leite de Dias Mattos, Zélia R. Melo de Almeida

ISBN: 978-85-8040-148-6

320 páginas

 

 


A constante atualização das Escalas Wechsler e um dos fatores que tem contribuído para a sua permanência entre as escalas mais utilizadas no campo da avaliação psicológica.

A familiaridade dos usuários com uma das versões favorece a passagem para o uso de outra mais recente. Do mesmo modo, no campo da pesquisa, os estudos com diferentes versões tem possibilitado o acumulo de evidencias sobre as propriedades psicrométricas e sobre a utilidade clinica em diferentes contextos.


 

Capítulo 1 – Caracterização do WISC-III; Capítulo 2 - Orientações praticas sobre aplicação e pontuação; Capítulo 3- Orientações para a interpretação qualitativa; Capítulo 4 - Quais os erros mais frequentes dos estudantes de Psicologia no uso do WISC–III?; Capítulo 5 - Padronizando novas respostas-modelo para o WISC-III; Capítulo 6 - Perfil da capacidade intelectual de crianças com altas habilidades; Capítulo 7 - O WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem; Capítulo 8 - Habilidades cognitivas de crianças com deficiência intelectual; Capítulo 9 - Aplicação do WISC-III em crianças e adolescentes surdos: um estudo exploratório; Capítulo 10- Habilidades cognitivas de crianças vítima de maus-tratos; Capítulo 11- Desenvolvimento cognitivo e comportamental de crianças nascidas com baixo peso: uma breve revisão da literatura; Capítulo 12 - Evidenciasde validade na amostra de padronização brasileira; Capítulo 13 - Evidencias de fidedignidade e variância dos subtestes na amostra de padronização brasileira; Capítulo 14 - WISC-III e R-2: um estudo de validade; Capítulo 15 - Refinamento das normas de interpretação do teste WISC-III para o contexto brasileiro.
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