Compreensão de textos: processos e modelos

SKU:1863701718
"

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2013
1ª Edição - 2013
Organizadores: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota e Alina Spinillo
Autores: Acácia Aparecida Angeli dos Santos; Adriana Benevides Soares; Antonio Roazzi; Bianca Queiroga; Carolina Conti; Evely Boruchovitch; Jane Correa; Katya Luciane de Oliveira; Luciana Hodges; Luciana Ribeiro Pinheiro; Maíra M. Roazzi; Maria Aparecida Mezzalira Gomes; Sandra Regina Kirchner Guimarães; Silvia Brilhante Guimarães; Rafaella Asfora; Renata Mousinho e Thamires de Abreu Emmerick.
ISBN: 978-85-8040-177-6
208 páginas



Este livro reúne capítulos de autores de diferentes instituições de ensino superior do país que investigam um tema de grande interesse da psicologia cognitiva e da educação: a compreensão de textos. Nesta obra, o tratamento dado à compreensão de textos é marcado por uma preocupação em apresentar modelos teóricos e resultados de pesquisas conduzidas no país e no exterior, permitindo que o leitor tenha acesso a uma ampla revisão da literatura e a uma atualização acerca dos principais estudos na área.
A obra ainda tem o objetivo de gerar reflexões de natureza educacional no que concerne ao ensino da leitura e à possibilidade de desenvolver a compreensão de textos na sala de aula. Dessa forma, o livro pode atender aos interesses de estudantes de graduação e de pós-graduação, assim como de pesquisadores da psicologia e da educação que investigam um dos assuntos mais clássicos e, ao mesmo tempo, mais atuais relativos à cognição humana.


Capítulo 1. Compreensão de textos: processos e modelos; Capítulo 2. Compreensão de texto e modelos teóricos explicativos: a influência de fatores linguísticos, cognitivos e metacognitivos; Capítulo 3. Por um modelo simples de leitura, porém não tão simples assim; Capítulo 4. Leitura e compreensão: contribuições da psicologia cognitiva e da teoria do processamento da informação; Capítulo 5. Compreensão em leitura e coeficiente intelectual verbal; Capítulo 6. Habilidades metalinguísticas e compreensão de texto; Capítulo 7. O processo de ensino-aprendizagem da leitura e o uso de estratégias metacognitivas na compreensão de textos; Capítulo 8. A dimensão social, linguística e cognitiva da compreensão de textos: considerações teóricas e aplicadas.

"

R$ 76,00

ou 1x de R$ 72,20 sem juros

Consulte seu Frete

Descrição

"

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2013
1ª Edição - 2013
Organizadores: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota e Alina Spinillo
Autores: Acácia Aparecida Angeli dos Santos; Adriana Benevides Soares; Antonio Roazzi; Bianca Queiroga; Carolina Conti; Evely Boruchovitch; Jane Correa; Katya Luciane de Oliveira; Luciana Hodges; Luciana Ribeiro Pinheiro; Maíra M. Roazzi; Maria Aparecida Mezzalira Gomes; Sandra Regina Kirchner Guimarães; Silvia Brilhante Guimarães; Rafaella Asfora; Renata Mousinho e Thamires de Abreu Emmerick.
ISBN: 978-85-8040-177-6
208 páginas



Este livro reúne capítulos de autores de diferentes instituições de ensino superior do país que investigam um tema de grande interesse da psicologia cognitiva e da educação: a compreensão de textos. Nesta obra, o tratamento dado à compreensão de textos é marcado por uma preocupação em apresentar modelos teóricos e resultados de pesquisas conduzidas no país e no exterior, permitindo que o leitor tenha acesso a uma ampla revisão da literatura e a uma atualização acerca dos principais estudos na área.
A obra ainda tem o objetivo de gerar reflexões de natureza educacional no que concerne ao ensino da leitura e à possibilidade de desenvolver a compreensão de textos na sala de aula. Dessa forma, o livro pode atender aos interesses de estudantes de graduação e de pós-graduação, assim como de pesquisadores da psicologia e da educação que investigam um dos assuntos mais clássicos e, ao mesmo tempo, mais atuais relativos à cognição humana.


Capítulo 1. Compreensão de textos: processos e modelos; Capítulo 2. Compreensão de texto e modelos teóricos explicativos: a influência de fatores linguísticos, cognitivos e metacognitivos; Capítulo 3. Por um modelo simples de leitura, porém não tão simples assim; Capítulo 4. Leitura e compreensão: contribuições da psicologia cognitiva e da teoria do processamento da informação; Capítulo 5. Compreensão em leitura e coeficiente intelectual verbal; Capítulo 6. Habilidades metalinguísticas e compreensão de texto; Capítulo 7. O processo de ensino-aprendizagem da leitura e o uso de estratégias metacognitivas na compreensão de textos; Capítulo 8. A dimensão social, linguística e cognitiva da compreensão de textos: considerações teóricas e aplicadas.

"

Produtos selecionados para você

WhatsApp Flutuante