01 Unidade do Caderno de aplicação do CONFIAS
Descrição
O teste de Consciência Fonológica – CONFIAS pode ser utilizado no trabalho com crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização, assim como no tratamento de dificuldades e/ ou transtornos de aprendizagem. Sua utilização possibilita a investigação das capacidades fonológicas, considerando a relação com as hipóteses de escrita elaboradas por Ferreiro e Teberosky.
A consciência fonológica é a capacidade de refletir sobre os sons da fala e manipulá-los, englobando a consciência de sílabas, rimas, aliterações, unidades intrasilábicas (ataque e rima) e fonemas.
O CONFIAS contribui para a prática na alfabetização e instrumentaliza profissionais de diferentes áreas tais como fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e educadores, podendo também subsidiar pesquisas acadêmicas na área de linguagem, da psicologia cognitiva e da educação.
Composto por tarefas de síntese, segmentação, identificação, produção, exclusão e transposição silábica e fonêmica, pretende garantir o acesso aos diferentes níveis de consciência fonológica. Está dividido em duas partes: a primeira corresponde à consciência da sílaba e a segunda parte refere-se ao fonema.
Apropriado não só para uma análise quantitativa, fornece dados para análises qualitativas, a serem realizadas a partir da experiência do profissional que está frente a frente com a criança.
Objetivo
O CONFIAS tem por objetivo avaliar a consciência fonológica de forma abrangente e sequencial.
População
Tem seu uso indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade.
Aplicação
Individual.
Tempo
Sugere-se que, para as crianças pequenas, o teste seja aplicado em duas etapas.
Autor: Sonia Moojen, Regina Lamprecht, Rosangela M. Santos, Gabriela M. Freitas, Raquel Brodacz, Maity Siqueira, Adriana Corrêa Costa e Elizabet Guarda.
*imagem ilustrativa.