A experiência de ser pai ou mãe, exercer autoridade dentro da própria posição hierárquica é um processo de aprendizagem.A melhor adequação no que se refere a ministrar limite é um exercício que pode propiciar, não só aos filhos, mas também aos pais, o desenvolvimento pessoal.Este livro propõe realizar uma síntese de determinadas etapas do desenvolvimento da criança, focalizando a evolução específica do controle, limites e transgressões. O objetivo inicial é propiciar aos pais uma melhor compreensão do comportamento do filho, possibilitando-lhes assim maior equilíbrio emocional ao ministrarem os limites.Estabelece uma diferenciação entre controle e limites observando como a nossa sociedade atualmente está se voltando, cada vez mais, para uma tentativa exacerbada de controle dos filhos e quanto esta falsa segurança pode prejudicar o desenvolvimento das crianças.O livro realiza uma elucidação de componentes nos quais os limites se apoiam, dos tipos de limites, assim como propicia uma orientação específica aos pais acerca de posturas a serem adotadas no que se referem aos limites escolares.Controle, limites e transgressões constituem práticas que se complementam, coexistindo no processo de desenvolvimento de todo ser humano, como partes de um processo dinâmico. Em vista dessa realidade, uma questão essencial dos pais na educação dos filhos é o discernimento, a objetividade para administrar, de acordo com a situação, o controle ou os limites e aceitar as transgressões do filho, na medida em que se mostrem oportunas e adequadas à realidade do momento.
A experiência de ser pai ou mãe, exercer autoridade dentro da própria posição hierárquica é um processo de aprendizagem.A melhor adequação no que se refere a ministrar limite é um exercício que pode propiciar, não só aos filhos, mas também aos pais, o desenvolvimento pessoal.Este livro propõe realizar uma síntese de determinadas etapas do desenvolvimento da criança, focalizando a evolução específica do controle, limites e transgressões. O objetivo inicial é propiciar aos pais uma melhor compreensão do comportamento do filho, possibilitando-lhes assim maior equilíbrio emocional ao ministrarem os limites.Estabelece uma diferenciação entre controle e limites observando como a nossa sociedade atualmente está se voltando, cada vez mais, para uma tentativa exacerbada de controle dos filhos e quanto esta falsa segurança pode prejudicar o desenvolvimento das crianças.O livro realiza uma elucidação de componentes nos quais os limites se apoiam, dos tipos de limites, assim como propicia uma orientação específica aos pais acerca de posturas a serem adotadas no que se referem aos limites escolares.Controle, limites e transgressões constituem práticas que se complementam, coexistindo no processo de desenvolvimento de todo ser humano, como partes de um processo dinâmico. Em vista dessa realidade, uma questão essencial dos pais na educação dos filhos é o discernimento, a objetividade para administrar, de acordo com a situação, o controle ou os limites e aceitar as transgressões do filho, na medida em que se mostrem oportunas e adequadas à realidade do momento.