01 unidades do Caderno de Estímulos do Coruja PROMAT
Descrição O Roteiro para Sondagem de Habilidades Matemáticas – PROMAT é um roteiro elaborado para a sondagem do desenvolvimento das habilidades matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi desenvolvido para permitir que educadores e especialistas possam investigar com mais precisão as dificuldades específicas de alunos, permitindo que barreiras sistemáticas e persistentes para a aprendizagem da matemática sejam encontradas, possibilitando a oferta de serviços, suportes ou acomodações acadêmicas mais apropriadas e que atendam às necessidades desses alunos.
A partir de sua aplicação é possível identificar e monitorar com maior exatidão áreas prioritárias que demandam instrução e intervenção em crianças que apresentam dificuldades e transtornos de aprendizagem da matemática, contribuindo para um melhor planejamento.
Dada sua natureza investigativa, o PROMAT também permite que se levantem indicadores para o transtorno específico da aprendizagem da matemática, ou discalculia, avaliando três áreas básicas de competência matemática cujos domínios são fundamentais para a sua aprendizagem: - Representação Numérica - Evocação de Fatos Numéricos - Resolução de Problemas
O Caderno de Estímulo compreende um conjunto de fichas que contém os estímulos e as consignas que serão apresentadas ao aluno, com as orientações, dicas facilitadoras que podem ser usadas no caso de os alunos não conseguirem solucionar a tarefa a partir da primeira instrução e informação quanto a atividade ser respondida oralmente ou com registro escrito nas fichas de respostas do aluno.
Na aquisição do Kit do Coruja PROMAT é disponibilizada, também, uma versão online do caderno de estímulos: trata-se de um acesso complementar e opcional, onde a apresentação dos estímulos na plataforma mantém as mesmas orientações técnicas previstas no manual.
Objetivo O Roteiro para Sondagem de Habilidades Matemáticas – PROMAT, tem por objetivo verificar se as competências numéricas básicas foram adquiridas, indicando as áreas de concentração das dificuldades encontradas, em caso de defasagem.
População Crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano.
Aplicação Individual, com caderno de estímulos físico ou digital.
Tempo A critério do aplicador, o roteiro pode ser aplicado em uma única sessão (em torno de sessenta minutos) ou em várias sessões. No caso de crianças menores (1º e 2º anos) e de crianças desatentas ou agitadas, sugere-se que a aplicação se estenda por pelo menos duas sessões. É importante cronometrar e registrar o tempo total empregado pela criança para finalização do conjunto das tarefas em cada domínio (I,II, e III) para fins de monitoramento do desenvolvimento da fluência de execução.
01 unidades do Caderno de Estímulos do Coruja PROMAT
Descrição O Roteiro para Sondagem de Habilidades Matemáticas – PROMAT é um roteiro elaborado para a sondagem do desenvolvimento das habilidades matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi desenvolvido para permitir que educadores e especialistas possam investigar com mais precisão as dificuldades específicas de alunos, permitindo que barreiras sistemáticas e persistentes para a aprendizagem da matemática sejam encontradas, possibilitando a oferta de serviços, suportes ou acomodações acadêmicas mais apropriadas e que atendam às necessidades desses alunos.
A partir de sua aplicação é possível identificar e monitorar com maior exatidão áreas prioritárias que demandam instrução e intervenção em crianças que apresentam dificuldades e transtornos de aprendizagem da matemática, contribuindo para um melhor planejamento.
Dada sua natureza investigativa, o PROMAT também permite que se levantem indicadores para o transtorno específico da aprendizagem da matemática, ou discalculia, avaliando três áreas básicas de competência matemática cujos domínios são fundamentais para a sua aprendizagem: - Representação Numérica - Evocação de Fatos Numéricos - Resolução de Problemas
O Caderno de Estímulo compreende um conjunto de fichas que contém os estímulos e as consignas que serão apresentadas ao aluno, com as orientações, dicas facilitadoras que podem ser usadas no caso de os alunos não conseguirem solucionar a tarefa a partir da primeira instrução e informação quanto a atividade ser respondida oralmente ou com registro escrito nas fichas de respostas do aluno.
Na aquisição do Kit do Coruja PROMAT é disponibilizada, também, uma versão online do caderno de estímulos: trata-se de um acesso complementar e opcional, onde a apresentação dos estímulos na plataforma mantém as mesmas orientações técnicas previstas no manual.
Objetivo O Roteiro para Sondagem de Habilidades Matemáticas – PROMAT, tem por objetivo verificar se as competências numéricas básicas foram adquiridas, indicando as áreas de concentração das dificuldades encontradas, em caso de defasagem.
População Crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano.
Aplicação Individual, com caderno de estímulos físico ou digital.
Tempo A critério do aplicador, o roteiro pode ser aplicado em uma única sessão (em torno de sessenta minutos) ou em várias sessões. No caso de crianças menores (1º e 2º anos) e de crianças desatentas ou agitadas, sugere-se que a aplicação se estenda por pelo menos duas sessões. É importante cronometrar e registrar o tempo total empregado pela criança para finalização do conjunto das tarefas em cada domínio (I,II, e III) para fins de monitoramento do desenvolvimento da fluência de execução.