CPM-RAVEN - Matrizes Progressivas Coloridas de Raven - Manual
SKU:619743689
*Instrumento de uso restrito a psicólogos
01 Unidade do Manual do CPM-Raven
Descrição O Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (CPM) é considerado padrão ouro mundial na avaliação da inteligência geral. Foi elaborado para mensurar de maneira precisa e objetiva um componente central do Fator g de Spearman, a habilidade edutiva, isto é, a habilidade que permite aos indivíduos gerar novos insights, principalmente não verbais, em situações confusas e já conhecidas; que permite ir além da informação dada para perceber o que não é imediatamente óbvio.
O CPM é um teste rápido e de fácil aplicação que, em geral é atrativo para os respondentes, em espcial pela presença de estímulos coloridos e pouca necessidade de leitura ao longo da aplicação, o que o torna uma alternativa viável em situações nas quais existem muitas diferenças de linguagem não associadas com as habilidades avaliadas; como crianças que não entendem ou falam a língua nacional, com portadores de deficiências físicas, afasias, paralisia cerebral ou surdez, bem como aqueles que apresentam algum nível de comprometimento intelectual.
Composto por tres partes: na parte A predomina a demanda por atenção aos detalhes visuais, na parte Ab, a capacidade de reconhecer e raciocinar em relações que incluem padrões e na parte B, alguns componentes de análise e raciocínio sobre relações entre estímulos não verbais constituem a principal demanda.
Pode ser utilizado em avaliações clínicas e escolares ou em outros contextos nos quais se faça necessária a avaliação da inteligência e da habilidade edutiva.
O manual apresenta estudos de caso como exemplo.
Objetivo O Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (CPM) tem por objetivo mensurar a inteligência (Fator g), bem como fornecer informações sobre a capacidade edutiva.
População Crianças entre 05 a 11 anos e 11 meses de idade.
Aplicação Pode ser aplicado de maneira individual ou coletiva.
Tempo O tempo médio de aplicação é de 30 a 50 minutos para participantes sem dificuldades cognitivas e participantes não-clínicos.
Autor: J. Raven, J. C. Raven e J. H. Court. Adaptação Brasileira: Jonas Jardim de Paula, Carlos Guilherme Maciel Furtado Schlottfeldt, Leandro Fernandes Malloy Diniz, Gisele Aparecida Alves Mizuta.
Descrição O Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (CPM) é considerado padrão ouro mundial na avaliação da inteligência geral. Foi elaborado para mensurar de maneira precisa e objetiva um componente central do Fator g de Spearman, a habilidade edutiva, isto é, a habilidade que permite aos indivíduos gerar novos insights, principalmente não verbais, em situações confusas e já conhecidas; que permite ir além da informação dada para perceber o que não é imediatamente óbvio.
O CPM é um teste rápido e de fácil aplicação que, em geral é atrativo para os respondentes, em espcial pela presença de estímulos coloridos e pouca necessidade de leitura ao longo da aplicação, o que o torna uma alternativa viável em situações nas quais existem muitas diferenças de linguagem não associadas com as habilidades avaliadas; como crianças que não entendem ou falam a língua nacional, com portadores de deficiências físicas, afasias, paralisia cerebral ou surdez, bem como aqueles que apresentam algum nível de comprometimento intelectual.
Composto por tres partes: na parte A predomina a demanda por atenção aos detalhes visuais, na parte Ab, a capacidade de reconhecer e raciocinar em relações que incluem padrões e na parte B, alguns componentes de análise e raciocínio sobre relações entre estímulos não verbais constituem a principal demanda.
Pode ser utilizado em avaliações clínicas e escolares ou em outros contextos nos quais se faça necessária a avaliação da inteligência e da habilidade edutiva.
O manual apresenta estudos de caso como exemplo.
Objetivo O Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (CPM) tem por objetivo mensurar a inteligência (Fator g), bem como fornecer informações sobre a capacidade edutiva.
População Crianças entre 05 a 11 anos e 11 meses de idade.
Aplicação Pode ser aplicado de maneira individual ou coletiva.
Tempo O tempo médio de aplicação é de 30 a 50 minutos para participantes sem dificuldades cognitivas e participantes não-clínicos.
Autor: J. Raven, J. C. Raven e J. H. Court. Adaptação Brasileira: Jonas Jardim de Paula, Carlos Guilherme Maciel Furtado Schlottfeldt, Leandro Fernandes Malloy Diniz, Gisele Aparecida Alves Mizuta.