Parte I – Novas propostas e intervenções em escolas, berçários e maternidades; Capítulos: 1. Educar e cuidar da saúde dos bebês: desafios da mesma competência; 2. A escola de educação infantil e seus bebês; 3. “Colo – cuidado”: abrindo a possibilidade de um encontro; 4. Cuidando da dor, da morte e da vida; 5. O bebê, a chupeta e o outro; Parte II – Bebês e crianças pequenas em abrigos; 6. Uma criança em busca de uma janela: função materna e trauma; 7. “Bebês sábios”: impasses entre a institucionalização, a constituição da subjetividade e a ética psicanalítica; 8. Mãe social: o mito da reprodução do amor materno nas instituições de abrigo; Parte III – Atualidades em pesquisas e projetos voltados ao bebê e sua família; 9. Depressão na gravidez: repercussões no bebê; 10. As interações entre a mãe adolescente e o bebê no período neonatal; 11. A avaliação psicanalítica das crianças da Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos para o Desenvolvimento Infantil: impasses teóricos e clínicos; 12. Novas psicopatologias precoces de zero a cinco anos: é possível fazer prevenção?; 13. Desafios da prática no terceiro setor: construindo projetos e redes de atendimento; Parte IV – Questões metapsicológicas sobre a clínica; com bebês; 14. Do som à música, da música à voz: os passos da fundação do sujeito; 15. Temporalidade e clínica com bebês; 16. Quem é esse bebê, tão próximo, tão distante?; 17. “Quem dera o doce peito eu habitasse...”: Uma articulação entre voz e autismo; 18. A angústia inicial de transitar entre duas clínicas ou o exercício da castração que a interdisciplinaridade requer; Parte V - Escrever, pensar, reformular: reflexões sobre a clínica com bebês; 19. Anorexia neonatal e intervenções precoces; 20. Um caso clínico de interação com alto risco biopsicossocial; Mãe aidética, bebê HIV negativo. Construindo pontes com a neurociência; 21. Caso clínico: a pequena Elizabeth. A separação e suas metábolas; 22. Cuidar do bebê, cuidar da mãe: sobre recursos e limites da terapia conjunta; 23. Risco e resiliência em problemas de alimentação infantil – um olhar para a digestão da experiência emocional na relação pais/bebê.
"Preencha os campos para ser avisado assim que o produto voltar ao estoque!
Parte I – Novas propostas e intervenções em escolas, berçários e maternidades; Capítulos: 1. Educar e cuidar da saúde dos bebês: desafios da mesma competência; 2. A escola de educação infantil e seus bebês; 3. “Colo – cuidado”: abrindo a possibilidade de um encontro; 4. Cuidando da dor, da morte e da vida; 5. O bebê, a chupeta e o outro; Parte II – Bebês e crianças pequenas em abrigos; 6. Uma criança em busca de uma janela: função materna e trauma; 7. “Bebês sábios”: impasses entre a institucionalização, a constituição da subjetividade e a ética psicanalítica; 8. Mãe social: o mito da reprodução do amor materno nas instituições de abrigo; Parte III – Atualidades em pesquisas e projetos voltados ao bebê e sua família; 9. Depressão na gravidez: repercussões no bebê; 10. As interações entre a mãe adolescente e o bebê no período neonatal; 11. A avaliação psicanalítica das crianças da Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos para o Desenvolvimento Infantil: impasses teóricos e clínicos; 12. Novas psicopatologias precoces de zero a cinco anos: é possível fazer prevenção?; 13. Desafios da prática no terceiro setor: construindo projetos e redes de atendimento; Parte IV – Questões metapsicológicas sobre a clínica; com bebês; 14. Do som à música, da música à voz: os passos da fundação do sujeito; 15. Temporalidade e clínica com bebês; 16. Quem é esse bebê, tão próximo, tão distante?; 17. “Quem dera o doce peito eu habitasse...”: Uma articulação entre voz e autismo; 18. A angústia inicial de transitar entre duas clínicas ou o exercício da castração que a interdisciplinaridade requer; Parte V - Escrever, pensar, reformular: reflexões sobre a clínica com bebês; 19. Anorexia neonatal e intervenções precoces; 20. Um caso clínico de interação com alto risco biopsicossocial; Mãe aidética, bebê HIV negativo. Construindo pontes com a neurociência; 21. Caso clínico: a pequena Elizabeth. A separação e suas metábolas; 22. Cuidar do bebê, cuidar da mãe: sobre recursos e limites da terapia conjunta; 23. Risco e resiliência em problemas de alimentação infantil – um olhar para a digestão da experiência emocional na relação pais/bebê.
"