Capítulos: 1. História da psicologia médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); 2. A arte de conversar e de ouvir; 3. O mito de Asclépios – Imagem mitológica do curador ferido; 4. Abordagem da subjetividade na prática da medicina; 5. Compreensão psicodinâmica do ser humano; 6. Aspectos culturais da doença; 7. O sintoma e a doença como forma e símbolo da comunicação; 8. A comunicação familiar e a psicologia médica; 9. Apontamentos de aula sobre a transmissão de conhecimentos médicos pela mídia; 10. Basta um médico e um paciente para existir uma relação médico-paciente?; 11. Relação médico-paciente: adesão e manutenção – alguns obstáculos; 12. Os médicos deveriam ficar doentes de vez em quando; 13. Mecanismo de formação dos sintomas: uma abordagem sociopsicossomática; 14. Estado emocional e instalação da doença arterial coronária; 15. Sofrimento e dor; 16. Morte – um eterno aprendizado; 17. Quando os alunos não gostam do curso; 18. Quando os alunos gostam do curso.
"Preencha os campos para ser avisado assim que o produto voltar ao estoque!
Capítulos: 1. História da psicologia médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); 2. A arte de conversar e de ouvir; 3. O mito de Asclépios – Imagem mitológica do curador ferido; 4. Abordagem da subjetividade na prática da medicina; 5. Compreensão psicodinâmica do ser humano; 6. Aspectos culturais da doença; 7. O sintoma e a doença como forma e símbolo da comunicação; 8. A comunicação familiar e a psicologia médica; 9. Apontamentos de aula sobre a transmissão de conhecimentos médicos pela mídia; 10. Basta um médico e um paciente para existir uma relação médico-paciente?; 11. Relação médico-paciente: adesão e manutenção – alguns obstáculos; 12. Os médicos deveriam ficar doentes de vez em quando; 13. Mecanismo de formação dos sintomas: uma abordagem sociopsicossomática; 14. Estado emocional e instalação da doença arterial coronária; 15. Sofrimento e dor; 16. Morte – um eterno aprendizado; 17. Quando os alunos não gostam do curso; 18. Quando os alunos gostam do curso.
"