Educação, psicanálise e direito: combinações possíveis para se pensar a adolescência na atualidade

SKU:1743986614
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Editora Casa do Psicólogo

Ano de publicação: 2006


1ª Edição

Organizador: MÔNICA AMARAL

Autor: MARIA CECÍLIA CORTEZ CHRISTIANO DE SOUZA, PHILLIPE JEAMMET, SILVIA MAIA BRACCO, MIRTA ZELCER, MARIA CECÍLIA PEREIRA DA SILVA, CLARY MILNITSKY-SAPIRO, CAMILA VITAL MENEGAZ, CARLOS ALBERTO MENEZES

ISBN: 85-7396-483-9

216 páginas

 

 

No caso do jovem, a virada criativa ou autodestrutiva/heterodestrutiva depende mais do que nunca da qualidade da resposta do mundo adulto. Dependendo da resposta, algo que visa o diálogo pode se converter em violência simbolicida.

 


Capítulos: 1. As patologias do agir na adolescência; 2. Exclusão e humilhação social: algumas considerações acerca do trabalho com crianças e adolescentes; 3. Encontros com professores e alunos de uma escola estadual do ensino médio – uma escuta em que a dimensão objetiva se vê alinhavada pela subjetividade dos atores; 4. Novas lógicas e representações na construção de subjetividades: a perplexidade na instituição educativa; 5. Sexualidade: da curiosidade à aprendizagem; 6. Ele tinha tudo para ser feliz; 7. Capricho ou oráculo: representações na imprensa sobre adolescentes; 8. Os limites da idade penal.

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Descrição

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Editora Casa do Psicólogo

Ano de publicação: 2006


1ª Edição

Organizador: MÔNICA AMARAL

Autor: MARIA CECÍLIA CORTEZ CHRISTIANO DE SOUZA, PHILLIPE JEAMMET, SILVIA MAIA BRACCO, MIRTA ZELCER, MARIA CECÍLIA PEREIRA DA SILVA, CLARY MILNITSKY-SAPIRO, CAMILA VITAL MENEGAZ, CARLOS ALBERTO MENEZES

ISBN: 85-7396-483-9

216 páginas

 

 

No caso do jovem, a virada criativa ou autodestrutiva/heterodestrutiva depende mais do que nunca da qualidade da resposta do mundo adulto. Dependendo da resposta, algo que visa o diálogo pode se converter em violência simbolicida.

 


Capítulos: 1. As patologias do agir na adolescência; 2. Exclusão e humilhação social: algumas considerações acerca do trabalho com crianças e adolescentes; 3. Encontros com professores e alunos de uma escola estadual do ensino médio – uma escuta em que a dimensão objetiva se vê alinhavada pela subjetividade dos atores; 4. Novas lógicas e representações na construção de subjetividades: a perplexidade na instituição educativa; 5. Sexualidade: da curiosidade à aprendizagem; 6. Ele tinha tudo para ser feliz; 7. Capricho ou oráculo: representações na imprensa sobre adolescentes; 8. Os limites da idade penal.

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