"
O manual apresenta dois casos clínicos no intuito de servirem como referência para a elaboração do relatório final do EPF-TDAH.
O EPF-TDAH tem como objetivo explorar os prejuízos funcionais relacionados ao TDAH que adultos podem experimentar em nove áreas da vida: acadêmica, profissional, social, afetivo-sexual, doméstica, financeira, saúde, trânsito e risco legal.
População
Adultos e idosos entre 18 à 76 anos de idade.
Aplicação
Pode ser individual ou coletiva a depender do contexto e objetivo. Em caso de adultos não alfabetizados é possível ler os itens.
Tempo
Demanda uma única sessão com tempo aproximado de 10 minutos para a sua realização.
Correção
Manual.
Descrição
O prejuízo funcional pode ser definido como o grau de dificuldade vivenciado pelo indivíduo na interação com os seus contextos de desenvolvimento e suas consequências adversas, sendo um dos critérios exigidos para o diagnóstico do TDAH segundo o Manual de Estatísticas e Diagnósticos e Transtornos Mentais – DSM-5.
De aplicação prática e rápida, a EPF-TDAH é indicada principalmente para o contexto clínico como recurso auxiliar no diagnóstico, no planejamento de intervenção e no acompanhamento do tratamento para o TDAH. Pode também ser utilizada em contextos de pesquisa.
Por avaliar simultaneamente nove importantes fatores da vida cotidiana de um adulto, que são impactados pelo transtorno, é considerada uma escala inovadora, pois oferece uma visão geral do funcionamento global do cliente. Proporciona dois benefícios importantes: aumenta a probabilidade de se ter uma compreensão mais realista dos prejuízos e permite que sejam constatados prejuízos específicos do indivíduo, permitindo assim a elaboração de uma proposta de tratamento que atenda a sua singularidade.
Está composta por 66 itens, que são respondidos em uma escala de cinco pontos para captar a frequência da dificuldade nos últimos anos.
A interpretação dos escores obtidos possibilita saber em quais áreas há prejuízos funcionais, quando comparados com adultos da comunidade sem essa condição clínica, se esses prejuízos são leves, moderados ou severos e se há prejuízos em pelo menos duas das áreas requeridas pelo DSM-5: acadêmica, profissional e social.
O manual apresenta dois casos clínicos no intuito de servirem como referência para a elaboração do relatório final do EPF-TDAH.
"