Editora Santos
Ano de publicação: 2012
1º Edição
Autor: Caballo, V.E
ISBN: 9788572888363
696 páginas
Este manual procura oferecer uma apresentação prática da avaliação de uma série de transtornos psicológicos. É dirigido aos estudiosos da saúde mental e, principalmente, aos psicólogos clínicos que têm que lidar diariamente com muitos transtornos psicológicos em crianças e adolescentes.
Cada capítulo está estruturado de forma prática onde a primeira parte se dedica a psicologia clínica de um modo geral, apresentando estratégias de utilização geral na maioria dos transtornos. As demais partes apontam aspectos como habilidades e processos de aprendizagem fundamentais para os terapeutas e uma gama de problemas infantis, desde transtornos de aprendizagem, passando pelas habilidades motoras, até o mutismo seletivo, a evolução e o tratamento dos transtornos.
PRIMEIRA PARTE
Estratégias de Avaliação
Cap. 1 - Estratégias de avaliação em psicologia clínica
Cap. 2. A entrevista de avaliação clínica com adultos
Cap. 3. A entrevista comportamental com crianças
Cap. 4. A formulação clínica comportamental: passos para a elaboração da análise funcional
Cap. 5. Formulação de casos em psicologia clínica
SEGUNDA PARTE
Habilidades do entrevistador clínico
Cap. 6. As habilidades do terapeuta na intervenção com adultos
Cap. 7. As habilidades do terapeuta infantil
TERCEIRA PARTE
Avaliação de capacidades básicas
Cap. 8. Avaliação da inteligência e da personalidade em contextos clínicos
Cap. 9. A exploração psicopatológica
QUARTA PARTE
Avaliação dos transtornos com início na infância ou na adolescência
Cap. 10. Protocolo de avaliação para os transtornos específicos do aprendizado
Cap. 11. Avaliação do transtorno das habilidades motoras
Cap. 12. Avaliação dos transtornos da linguagem na infância
Cap. 13. Avaliação dos transtornos de déficit de atenção e de comportamento disruptivo
Cap. 14. Avaliação dos transtornos da alimentação e do comportamento alimentar na infância
Cap. 15. Avaliação dos transtornos de tique
Cap. 16. Transtornos da excreção
QUINTA PARTE
Avaliação de outros transtornos da infância ou adolescência
Cap. 17. Avaliação do transtorno de ansiedade de separação em crianças e adolescentes
Cap. 18. Avaliação cognitivo-comportamental do mutismo seletivo
SEXTA PARTE
Avaliação dos transtornos de ansiedade na infância e na idade adulta
Cap. 19 - Avaliação do transtorno de pânico e a agorafobia
Cap. 20 - Avaliação das fobias específicas
Cap. 21 - Avaliação da fobia social na infância, adolescência e idade adulta
Cap. 22 - Avaliação do transtorno obsessivo-compulsivo em crianças e adultos
Cap. 23 - Avaliação do transtorno de estresse pós-traumático
Cap. 24 - Avaliação do transtorno de ansiedade generalizada
Cap. 25 - Avaliação clínica dos transtornos comportamentais em crianças com deficiência mental
Cap. 26 - Avaliação comportamental do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Cap. 27 - A avaliação da depressão na criança e no adolescente
Cap. 28 - Avaliação do repertório de habilidades sociais de crianças
Cap. 29 - Avaliação clínica do comportamento agressivo em crianças
Preencha os campos para ser avisado assim que o produto voltar ao estoque!
Editora Santos
Ano de publicação: 2012
1º Edição
Autor: Caballo, V.E
ISBN: 9788572888363
696 páginas
Este manual procura oferecer uma apresentação prática da avaliação de uma série de transtornos psicológicos. É dirigido aos estudiosos da saúde mental e, principalmente, aos psicólogos clínicos que têm que lidar diariamente com muitos transtornos psicológicos em crianças e adolescentes.
Cada capítulo está estruturado de forma prática onde a primeira parte se dedica a psicologia clínica de um modo geral, apresentando estratégias de utilização geral na maioria dos transtornos. As demais partes apontam aspectos como habilidades e processos de aprendizagem fundamentais para os terapeutas e uma gama de problemas infantis, desde transtornos de aprendizagem, passando pelas habilidades motoras, até o mutismo seletivo, a evolução e o tratamento dos transtornos.
PRIMEIRA PARTE
Estratégias de Avaliação
Cap. 1 - Estratégias de avaliação em psicologia clínica
Cap. 2. A entrevista de avaliação clínica com adultos
Cap. 3. A entrevista comportamental com crianças
Cap. 4. A formulação clínica comportamental: passos para a elaboração da análise funcional
Cap. 5. Formulação de casos em psicologia clínica
SEGUNDA PARTE
Habilidades do entrevistador clínico
Cap. 6. As habilidades do terapeuta na intervenção com adultos
Cap. 7. As habilidades do terapeuta infantil
TERCEIRA PARTE
Avaliação de capacidades básicas
Cap. 8. Avaliação da inteligência e da personalidade em contextos clínicos
Cap. 9. A exploração psicopatológica
QUARTA PARTE
Avaliação dos transtornos com início na infância ou na adolescência
Cap. 10. Protocolo de avaliação para os transtornos específicos do aprendizado
Cap. 11. Avaliação do transtorno das habilidades motoras
Cap. 12. Avaliação dos transtornos da linguagem na infância
Cap. 13. Avaliação dos transtornos de déficit de atenção e de comportamento disruptivo
Cap. 14. Avaliação dos transtornos da alimentação e do comportamento alimentar na infância
Cap. 15. Avaliação dos transtornos de tique
Cap. 16. Transtornos da excreção
QUINTA PARTE
Avaliação de outros transtornos da infância ou adolescência
Cap. 17. Avaliação do transtorno de ansiedade de separação em crianças e adolescentes
Cap. 18. Avaliação cognitivo-comportamental do mutismo seletivo
SEXTA PARTE
Avaliação dos transtornos de ansiedade na infância e na idade adulta
Cap. 19 - Avaliação do transtorno de pânico e a agorafobia
Cap. 20 - Avaliação das fobias específicas
Cap. 21 - Avaliação da fobia social na infância, adolescência e idade adulta
Cap. 22 - Avaliação do transtorno obsessivo-compulsivo em crianças e adultos
Cap. 23 - Avaliação do transtorno de estresse pós-traumático
Cap. 24 - Avaliação do transtorno de ansiedade generalizada
Cap. 25 - Avaliação clínica dos transtornos comportamentais em crianças com deficiência mental
Cap. 26 - Avaliação comportamental do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Cap. 27 - A avaliação da depressão na criança e no adolescente
Cap. 28 - Avaliação do repertório de habilidades sociais de crianças
Cap. 29 - Avaliação clínica do comportamento agressivo em crianças