Resumo Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital. Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Lilian Bacich e José Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam por que e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora.
Sumário PARTE I - Metodologias Ativas para uma Aprendizagem mais Profunda Capítulo 1. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: Uma experiência com a graduação em midialogia Capítulo 2. O leitor como protagonista: Reflexões sobre metodologias ativas nas aulas de literatura Capítulo 3. Sala de aula compartilhada na licenciatura em matemática: relato de prática Capítulo 4. Procedimentos metodológicos nas salas de aula do curso de pedagogia: Experiências de ensino híbrido Capítulo 5. Mediação e educação na atualidade: Um diálogo com formadores de professores Capítulo 6. Construção de jogos e uso de realidade aumentada em espaços de criação digital na educação básica
PARTE II - Formação Continuada de Professores para o Uso de Metodologias Ativas Capítulo 7. Design Thinking na formação de professores: Novos olhares para os desafios da educação Capítulo 8. O professor autor e experiências significativas na educação do século XXI: Estratégias ativas baseadas na metodologia de contextualização da aprendizagem Capítulo 9. Desenvolvimento do currículo STEAM no ensino médio: A formação de professores em movimento Capítulo 10. Metodologias ativas de aprendizagem: Elaboração de roteiros de estudos em "salas sem paredes"
Referência BACICH, L.; MORAN. J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
Produto Indisponível
Preencha os campos para ser avisado assim que o produto voltar ao estoque!
Descrição
Resumo Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital. Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Lilian Bacich e José Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam por que e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora.
Sumário PARTE I - Metodologias Ativas para uma Aprendizagem mais Profunda Capítulo 1. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: Uma experiência com a graduação em midialogia Capítulo 2. O leitor como protagonista: Reflexões sobre metodologias ativas nas aulas de literatura Capítulo 3. Sala de aula compartilhada na licenciatura em matemática: relato de prática Capítulo 4. Procedimentos metodológicos nas salas de aula do curso de pedagogia: Experiências de ensino híbrido Capítulo 5. Mediação e educação na atualidade: Um diálogo com formadores de professores Capítulo 6. Construção de jogos e uso de realidade aumentada em espaços de criação digital na educação básica
PARTE II - Formação Continuada de Professores para o Uso de Metodologias Ativas Capítulo 7. Design Thinking na formação de professores: Novos olhares para os desafios da educação Capítulo 8. O professor autor e experiências significativas na educação do século XXI: Estratégias ativas baseadas na metodologia de contextualização da aprendizagem Capítulo 9. Desenvolvimento do currículo STEAM no ensino médio: A formação de professores em movimento Capítulo 10. Metodologias ativas de aprendizagem: Elaboração de roteiros de estudos em "salas sem paredes"