RE-HSE-Pr (Coleção) - Roteiro de Entrevistas de Habilidades Sociais Educativas de Professores
SKU:608178096
Autoras: Alessandra T. Bolsoni-Silva / Sonia R. Loureiro / Edna Maria Marturano
RE-HSE-Pr - Roteiro de Entrevistas de Habilidades Sociais Educativas de Professores
Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas de Professores
As relações de interação social entre professores e alunos podem tanto proporcionar uma boa competência social das crianças quanto favorecer o surgimento ou a manutenção de problemas de comportamento. Pensando em tal problemática, o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas de Professores (RE-HSE-Pr) tem o objetivo de avaliar tais interações ofertando ao profissional arsenal para lidar com os docentes da fase pré-escolar e escolar. O RE-HSE-Pr é um material restrito e deve ser respondido por professores de crianças entre 1 e 12 anos, tornando possível o levantamento de indicadores quanto a comportamentos problemas, habilidades sociais e práticas educativas do professor.
Principais vantagens:
• Permite identificar problemas comportamentais em crianças de idade escolar e pré-escolar, de forma a comparar grupos,
diferenciando aqueles com e sem dificuldades;
• O roteiro permite uma análise quantitativa e qualitativa das respostas dos avaliados, direcionando as estratégias de intervenção;
• Possibilita o levantamento de indicadores quanto as habilidadessociais e práticas educativas do professor (habilidades sociais
educativas e práticas negativas).
Material (Coleção):
01 Manual;
25 Cadernos de aplicação;
Pasta para acomodar o material.
População: Crianças entre 1 e 12 anos.
Aplicação: Individual.
Tempo de aplicação: Em média 60 minutos.
Contexto recomendado: Clínico e Institucional.
Autoras
Alessandra T. Bolsoni-Silva
Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos (2000) e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003). Possui Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2009) e é livre-docente (Adjunto 3) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Atualmente, é Professora Adjunta em Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru), lecionando no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.
Sonia Regina Loureiro
Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP- USP). Membro do GT da ANPEPP - Relações Interpessoais e Habilidades Sociais. Membro da Comissão Editorial da Revista Paidéia (FFCLRP-USP, Qualis CAPES - A1). Desenvolve pesquisas na área de tratamento e prevenção psicológica sobre os seguintes temas: saúde mental, ansiedade social, avaliação psicológica, crianças e comportamento.
Edna Maria Marturano
Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1971) e doutora em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. É orientadora credenciada no programa de pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto / USP.
Autoras: Alessandra T. Bolsoni-Silva / Sonia R. Loureiro / Edna Maria Marturano
RE-HSE-Pr - Roteiro de Entrevistas de Habilidades Sociais Educativas de Professores
Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas de Professores
As relações de interação social entre professores e alunos podem tanto proporcionar uma boa competência social das crianças quanto favorecer o surgimento ou a manutenção de problemas de comportamento. Pensando em tal problemática, o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas de Professores (RE-HSE-Pr) tem o objetivo de avaliar tais interações ofertando ao profissional arsenal para lidar com os docentes da fase pré-escolar e escolar. O RE-HSE-Pr é um material restrito e deve ser respondido por professores de crianças entre 1 e 12 anos, tornando possível o levantamento de indicadores quanto a comportamentos problemas, habilidades sociais e práticas educativas do professor.
Principais vantagens:
• Permite identificar problemas comportamentais em crianças de idade escolar e pré-escolar, de forma a comparar grupos,
diferenciando aqueles com e sem dificuldades;
• O roteiro permite uma análise quantitativa e qualitativa das respostas dos avaliados, direcionando as estratégias de intervenção;
• Possibilita o levantamento de indicadores quanto as habilidadessociais e práticas educativas do professor (habilidades sociais
educativas e práticas negativas).
Material (Coleção):
01 Manual;
25 Cadernos de aplicação;
Pasta para acomodar o material.
População: Crianças entre 1 e 12 anos.
Aplicação: Individual.
Tempo de aplicação: Em média 60 minutos.
Contexto recomendado: Clínico e Institucional.
Autoras
Alessandra T. Bolsoni-Silva
Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos (2000) e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003). Possui Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2009) e é livre-docente (Adjunto 3) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Atualmente, é Professora Adjunta em Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru), lecionando no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.
Sonia Regina Loureiro
Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP- USP). Membro do GT da ANPEPP - Relações Interpessoais e Habilidades Sociais. Membro da Comissão Editorial da Revista Paidéia (FFCLRP-USP, Qualis CAPES - A1). Desenvolve pesquisas na área de tratamento e prevenção psicológica sobre os seguintes temas: saúde mental, ansiedade social, avaliação psicológica, crianças e comportamento.
Edna Maria Marturano
Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1971) e doutora em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. É orientadora credenciada no programa de pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto / USP.