A identidade do professor: da teoria à prática

SKU:1528245714
"

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2013
1ª Edição
Autora: Fernanda De Lourdes De Freitas
ISBN: 978-85-8040-332-9
192 páginas



Como se constitui a identidade do professor? Ela ocorre ao longo de seu processo de formação ou só no cotidiano da prática? A teoria na prática funciona? A partir dessas questões, o presente trabalho busca relatar e compreender como se constitui
a identidade docente, trazendo como elemento constitutivo as Histórias de Vida de duas personagens reais que estão em processo de formação. Considera que o estudo da constituição da identidade possibilita a formação de um profissional que pode ler e interpretar a realidade na qual está inserido de uma melhor
forma, pois, através de estudos dessa natureza, pode-se perceber as várias nuances envolvidas no processo de constituição da identidade docente, que é resultado de determinantes culturais, econômicos, afetivos, entre outros. Além disso, este trabalho também resgata nuances históricas do modelo de formação oferecido aos professores e qual o papel da psicologia educacional
nesse processo.


Capítulo 1. Apresentação; Capítulo 2. Os anos, os fatos, os atos e os contextos; Capítulo 3. Personagem 1: a prática e a formação (re)constituindo o ser professora; Capítulo 4. Personagem 2: a constituição do ser professora através da relação com o outro; Capítulo 5. Sobre o conceito de identidade e sua constituição; Capítulo 6. A história que se faz na história: o cenário da profissão docente em alguns anos de história; Capítulo 7. Alguns olhares sobre a educação e a formação de seus educadores; Capítulo 8. Os caminhos trilhados entre a psicologia, a psicologia da educação e suas contribuições na formação dos professores; Capítulo 9. Considerações finais.

"

Produto Indisponível

Preencha os campos para ser avisado assim que o produto voltar ao estoque!

Descrição

"

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2013
1ª Edição
Autora: Fernanda De Lourdes De Freitas
ISBN: 978-85-8040-332-9
192 páginas



Como se constitui a identidade do professor? Ela ocorre ao longo de seu processo de formação ou só no cotidiano da prática? A teoria na prática funciona? A partir dessas questões, o presente trabalho busca relatar e compreender como se constitui
a identidade docente, trazendo como elemento constitutivo as Histórias de Vida de duas personagens reais que estão em processo de formação. Considera que o estudo da constituição da identidade possibilita a formação de um profissional que pode ler e interpretar a realidade na qual está inserido de uma melhor
forma, pois, através de estudos dessa natureza, pode-se perceber as várias nuances envolvidas no processo de constituição da identidade docente, que é resultado de determinantes culturais, econômicos, afetivos, entre outros. Além disso, este trabalho também resgata nuances históricas do modelo de formação oferecido aos professores e qual o papel da psicologia educacional
nesse processo.


Capítulo 1. Apresentação; Capítulo 2. Os anos, os fatos, os atos e os contextos; Capítulo 3. Personagem 1: a prática e a formação (re)constituindo o ser professora; Capítulo 4. Personagem 2: a constituição do ser professora através da relação com o outro; Capítulo 5. Sobre o conceito de identidade e sua constituição; Capítulo 6. A história que se faz na história: o cenário da profissão docente em alguns anos de história; Capítulo 7. Alguns olhares sobre a educação e a formação de seus educadores; Capítulo 8. Os caminhos trilhados entre a psicologia, a psicologia da educação e suas contribuições na formação dos professores; Capítulo 9. Considerações finais.

"

Produtos selecionados para você

WhatsApp Flutuante