Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental - Um guia ilustrado (2ª Edição)
SKU:1341931263
Esta obra, fundamental para aqueles que buscam aprender as habilidades essenciais da terapia cognitivo-comportamental (TCC) e desenvolver competências relacionadas a ela, chega à 2ª edição mantendo sua abordagem prática bem-sucedida. Além da combinação de textos, figuras, checklists e tabelas, inclui 23 vídeos ilustrativos que demonstram a aplicação da técnica por terapeutas experientes. Esta 2ª edição também apresenta: maneiras de empregar a TCC para reduzir o risco de suicídio; orientações sobre a integração de terapias, incluindo terapia comportamental dialética, terapia cognitiva baseada em mindfulness e terapia de bem-estar, no contexto de transtornos da personalidade e depressão crônica ou recorrente; leituras recomendadas, programas, sites e vídeos com os melhores recursos para o desenvolvimento de competência na prática da TCC.
SUMÁRIO
Capítulo 1. Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental Capítulo 2. A relação terapêutica: empirismo colaborativo em ação Capítulo 3. Avaliação e formulação Capítulo 4. Estruturação e educação Capítulo 5. Trabalhando com pensamentos automáticos Capítulo 6. Métodos comportamentais I: melhorando o humor, aumentando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas Capítulo 7. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo os padrões de evitação Capítulo 8. Modificando esquemas Capítulo 9. Terapia cognitivo-comportamental para a redução do risco de suicídio Capítulo 10. Tratando transtornos crônicos, graves ou complexos Capítulo 11. Desenvolvendo competência na terapia cognitivo-comportamental
Apêndice I. Formulários e inventários Apêndice II. Recursos de terapia cognitivo-comportamental
Índice
Revisão: Paulo Knapp, Psiquiatra. Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formação em Terapia Cognitiva no Beck Institute, Filadélfia. Membro fundador e ex-presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro fundador da Academy of Cognitive Therapy (ACT). Membro da International Association of Cognitive Psychotherapy (IACP).
Esta obra, fundamental para aqueles que buscam aprender as habilidades essenciais da terapia cognitivo-comportamental (TCC) e desenvolver competências relacionadas a ela, chega à 2ª edição mantendo sua abordagem prática bem-sucedida. Além da combinação de textos, figuras, checklists e tabelas, inclui 23 vídeos ilustrativos que demonstram a aplicação da técnica por terapeutas experientes. Esta 2ª edição também apresenta: maneiras de empregar a TCC para reduzir o risco de suicídio; orientações sobre a integração de terapias, incluindo terapia comportamental dialética, terapia cognitiva baseada em mindfulness e terapia de bem-estar, no contexto de transtornos da personalidade e depressão crônica ou recorrente; leituras recomendadas, programas, sites e vídeos com os melhores recursos para o desenvolvimento de competência na prática da TCC.
SUMÁRIO
Capítulo 1. Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental Capítulo 2. A relação terapêutica: empirismo colaborativo em ação Capítulo 3. Avaliação e formulação Capítulo 4. Estruturação e educação Capítulo 5. Trabalhando com pensamentos automáticos Capítulo 6. Métodos comportamentais I: melhorando o humor, aumentando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas Capítulo 7. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo os padrões de evitação Capítulo 8. Modificando esquemas Capítulo 9. Terapia cognitivo-comportamental para a redução do risco de suicídio Capítulo 10. Tratando transtornos crônicos, graves ou complexos Capítulo 11. Desenvolvendo competência na terapia cognitivo-comportamental
Apêndice I. Formulários e inventários Apêndice II. Recursos de terapia cognitivo-comportamental
Índice
Revisão: Paulo Knapp, Psiquiatra. Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formação em Terapia Cognitiva no Beck Institute, Filadélfia. Membro fundador e ex-presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro fundador da Academy of Cognitive Therapy (ACT). Membro da International Association of Cognitive Psychotherapy (IACP).