Endereço desconhecido: crianças e adolescentes em situação de rua

SKU:2005483999
"

Editora Casa do Psicólogo

Ano de publicação: 2010


1ª Edição

Organizador: NORMANDA ARAÚJO DE MORAIS, LUCAS NEIVA-SILVA E SÍLVIA HELENA KOLLER

Autor: ALINE CARDOSO SIQUEIRA, ANA REGINA NOTO, CESAR AUGUSTO PICCININI, DÉBORA BALBOSCO DELL´AGLIO, ELDER CERQUEIRA-SANTOS, FERNANDA TORRES DE CARVALHO, HUGO JULIANO DUARTE MATIAS, JOANA PLENTZ MARQUARDT, JORGE LÓPEZ MARTÍNEZ, JULIANA PRATES SANTANA, LUCAS NEIVA-SILVA, MARCELA RAFFAELLI, MARIA DE FÁTIMA PEREIRA ALBERTO, MARIA GORETI DE SOUZA, MARIA LUCIA DE ANDRADE REIS, NAIDE MARIA BASEGGIO CORRÊA, NORMANDA ARAÚJO DE MORAIS, PAOLA BIASOLI ALVES, ROSÂNGELA FRANCISCHINI, SÍLVIA HELENA KOLLER, SÍLVIA GIUGLIANI, SIMONE PALUDO, THAÍS MESQUITA DONINELLI, WALTER ERNESTO UDE MARQUES, WALTER FERREIRA DE OLIVEIRA, YONE GOLÇALVES DE MOURA

ISBN: 978-85-62553-25-7

528 páginas

 

 

”Pensar a infância e adolescência em situação de rua é, sobretudo, trabalhar com a infância em situação de vulnerabilidade social e com famílias e contextos sociais em situação de vulnerabilidade. É preciso, portanto, voltar... Voltar as nossas pesquisas e propostas de intervenções para as comunidades de baixa renda, voltar para as famílias negligenciadas pelas políticas públicas, voltar para as escolas... Portanto, voltar-se para toda a diversidade de atores, programas e políticas sociais, loca¬lizados em diferentes endereços desconhecidos”, os quais estão em diferentes níveis, relacionados ao fato de que crianças e adolescentes continuam a fazer da rua o seu principal (ou um dos principais) contextos de desenvolvimento. Junto a estes podemos contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento de alternativas mais viáveis e sadias de projetos de vida para essas crianças e adolescentes.

 


Parte I – Aspectos teórico-metodológicos; Capítulos: 1. Crianças e adolescentes em situação de rua: história, caracterização e modo de vida; 2. Resiliência e vulnerabilidade na vida de crianças e adolescentes em situação de rua; 3. A situação de rua como contexto de desenvolvimento infantil: discussões metodológicas; 4. Aspectos metodológicos nas pesquisas com crianças e adolescentes em situação de rua; 5. Princípios éticos nas pesquisas com crianças e adolescentes em situação de rua; Parte II – Aspectos desenvolvimentais; Capítulos: 6. Famílias de crianças e adolescentes em situação de rua; 7. Além do saber ler e escrever: a escola na vida das crianças em situação de rua; 8. Emoções morais: desvelando a moralidade das crianças e adolescentes em situação de rua; 9. Saúde de crianças e adolescentes em situação de rua; 10. Crianças em situação de rua: trabalho e processos de socialização; 11. A exploração sexual comercial de crianças e adolescentes em condição de rua: uma das piores formas de trabalho infantil; 12. Uso de drogas por crianças e adolescentes em situação de rua e a busca de intervenções efetivas; 13. Comportamentos sexuais de risco em crianças e adolescentes em situação de rua: vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS; 14. Rua, virilidade e violência: crianças e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social e pessoal; Parte III – Intervenções com crianças e adolescentes em situação de rua; Capítulos: 15. Trajetória de vinculação institucional de crianças e adolescentes em situação de rua; 16. Profissionais que atendem crianças e adolescentes em situação de rua: conquistas alcançadas e desafios enfrentados; 17. Educação social de rua; 18. Inter-Rua: experiência de Porto Alegre; 19. Experiência das Casas Lares: uma alternativa possível para crianças e adolescentes em situação de rua.

"

R$ 110,00

R$ 99,00
-10%

ou 1x de R$ 94,05 sem juros

Consulte seu Frete

Descrição

"

Editora Casa do Psicólogo

Ano de publicação: 2010


1ª Edição

Organizador: NORMANDA ARAÚJO DE MORAIS, LUCAS NEIVA-SILVA E SÍLVIA HELENA KOLLER

Autor: ALINE CARDOSO SIQUEIRA, ANA REGINA NOTO, CESAR AUGUSTO PICCININI, DÉBORA BALBOSCO DELL´AGLIO, ELDER CERQUEIRA-SANTOS, FERNANDA TORRES DE CARVALHO, HUGO JULIANO DUARTE MATIAS, JOANA PLENTZ MARQUARDT, JORGE LÓPEZ MARTÍNEZ, JULIANA PRATES SANTANA, LUCAS NEIVA-SILVA, MARCELA RAFFAELLI, MARIA DE FÁTIMA PEREIRA ALBERTO, MARIA GORETI DE SOUZA, MARIA LUCIA DE ANDRADE REIS, NAIDE MARIA BASEGGIO CORRÊA, NORMANDA ARAÚJO DE MORAIS, PAOLA BIASOLI ALVES, ROSÂNGELA FRANCISCHINI, SÍLVIA HELENA KOLLER, SÍLVIA GIUGLIANI, SIMONE PALUDO, THAÍS MESQUITA DONINELLI, WALTER ERNESTO UDE MARQUES, WALTER FERREIRA DE OLIVEIRA, YONE GOLÇALVES DE MOURA

ISBN: 978-85-62553-25-7

528 páginas

 

 

”Pensar a infância e adolescência em situação de rua é, sobretudo, trabalhar com a infância em situação de vulnerabilidade social e com famílias e contextos sociais em situação de vulnerabilidade. É preciso, portanto, voltar... Voltar as nossas pesquisas e propostas de intervenções para as comunidades de baixa renda, voltar para as famílias negligenciadas pelas políticas públicas, voltar para as escolas... Portanto, voltar-se para toda a diversidade de atores, programas e políticas sociais, loca¬lizados em diferentes endereços desconhecidos”, os quais estão em diferentes níveis, relacionados ao fato de que crianças e adolescentes continuam a fazer da rua o seu principal (ou um dos principais) contextos de desenvolvimento. Junto a estes podemos contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento de alternativas mais viáveis e sadias de projetos de vida para essas crianças e adolescentes.

 


Parte I – Aspectos teórico-metodológicos; Capítulos: 1. Crianças e adolescentes em situação de rua: história, caracterização e modo de vida; 2. Resiliência e vulnerabilidade na vida de crianças e adolescentes em situação de rua; 3. A situação de rua como contexto de desenvolvimento infantil: discussões metodológicas; 4. Aspectos metodológicos nas pesquisas com crianças e adolescentes em situação de rua; 5. Princípios éticos nas pesquisas com crianças e adolescentes em situação de rua; Parte II – Aspectos desenvolvimentais; Capítulos: 6. Famílias de crianças e adolescentes em situação de rua; 7. Além do saber ler e escrever: a escola na vida das crianças em situação de rua; 8. Emoções morais: desvelando a moralidade das crianças e adolescentes em situação de rua; 9. Saúde de crianças e adolescentes em situação de rua; 10. Crianças em situação de rua: trabalho e processos de socialização; 11. A exploração sexual comercial de crianças e adolescentes em condição de rua: uma das piores formas de trabalho infantil; 12. Uso de drogas por crianças e adolescentes em situação de rua e a busca de intervenções efetivas; 13. Comportamentos sexuais de risco em crianças e adolescentes em situação de rua: vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS; 14. Rua, virilidade e violência: crianças e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social e pessoal; Parte III – Intervenções com crianças e adolescentes em situação de rua; Capítulos: 15. Trajetória de vinculação institucional de crianças e adolescentes em situação de rua; 16. Profissionais que atendem crianças e adolescentes em situação de rua: conquistas alcançadas e desafios enfrentados; 17. Educação social de rua; 18. Inter-Rua: experiência de Porto Alegre; 19. Experiência das Casas Lares: uma alternativa possível para crianças e adolescentes em situação de rua.

"

Produtos selecionados para você

WhatsApp Flutuante