Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil
SKU:1619154390
Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação estabelece uma nova abordagem – democrática e participativa – para a documentação e avaliação da/na educação infantil. Para isso, oferece uma base teórica e metodológica clara e um conjunto de técnicas práticas. Estruturada em três partes – Contexto e princípios, Abordagens e técnicas e Estudos de caso –, a obra mostra como a documentação e os portfólios podem ser uma modalidade ética para conduzir a documentação e avaliação. A terceira parte apresenta estudos de caso de três diferentes países que ilustram as teorias, os princípios e as técnicas apresentados ao longo do livro.
SUMÁRIO
PARTE 1 - Contextos e Princípios Capítulo 1. Pedagogias transmissivas e pedagogias participativas na escola de massas Capítulo 2. Pedagogia-em-Participação: em busca de uma práxis holística
PARTE 2 - Abordagens e Técnicas Capítulo 3. A natureza e o propósito da coleta de informações e avaliação em uma pedagogia participativa Capítulo 4. Métodos participativos de coleta de informações e avaliação Capítulo 5. Em busca de uma abordagem holística para a avaliação pedagógica Capítulo 6. A documentação pedagógica: revelando a aprendizagem solidária
PARTE 3 - Retratos de Práticas: Estudos de Caso Capítulo 7. Princípios éticos para uma avaliação pedagógica holística Capítulo 8. Estudo de caso 1 Capítulo 9. Estudo de caso 2 Capítulo 10. Estudo de caso 3 Capítulo 11. Estudo de caso 4 Capítulo 12. Estudo de caso 5 Capítulo 13. Estudo de caso 6 Capítulo 14. Estudo de caso 7
Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação estabelece uma nova abordagem – democrática e participativa – para a documentação e avaliação da/na educação infantil. Para isso, oferece uma base teórica e metodológica clara e um conjunto de técnicas práticas. Estruturada em três partes – Contexto e princípios, Abordagens e técnicas e Estudos de caso –, a obra mostra como a documentação e os portfólios podem ser uma modalidade ética para conduzir a documentação e avaliação. A terceira parte apresenta estudos de caso de três diferentes países que ilustram as teorias, os princípios e as técnicas apresentados ao longo do livro.
SUMÁRIO
PARTE 1 - Contextos e Princípios Capítulo 1. Pedagogias transmissivas e pedagogias participativas na escola de massas Capítulo 2. Pedagogia-em-Participação: em busca de uma práxis holística
PARTE 2 - Abordagens e Técnicas Capítulo 3. A natureza e o propósito da coleta de informações e avaliação em uma pedagogia participativa Capítulo 4. Métodos participativos de coleta de informações e avaliação Capítulo 5. Em busca de uma abordagem holística para a avaliação pedagógica Capítulo 6. A documentação pedagógica: revelando a aprendizagem solidária
PARTE 3 - Retratos de Práticas: Estudos de Caso Capítulo 7. Princípios éticos para uma avaliação pedagógica holística Capítulo 8. Estudo de caso 1 Capítulo 9. Estudo de caso 2 Capítulo 10. Estudo de caso 3 Capítulo 11. Estudo de caso 4 Capítulo 12. Estudo de caso 5 Capítulo 13. Estudo de caso 6 Capítulo 14. Estudo de caso 7