Na educação a distância (EAD), aspectos cognitivos, afetivos e sociais devem ser considerados para que os objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem sejam alcançados tanto pelo docente quanto pelo discente. Por isso, a construção de ferramentas capazes de mapear os aspectos do perfil do sujeito da EAD e o emprego da recomendação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem podem contribuir para que práticas pedagógicas sejam bem-sucedidas. Este livro discute como os sistemas de recomendação, ao identificar as preferências, as necessidades e os interesses de alunos e professores, podem favorecer a personalização do ensino, promovendo resultados significativos na EAD.
SUMÁRIO
Capítulo 1. Recomendação pedagógica em educação a distância: conceitos e elementos Capítulo 2. Sistemas de recomendação: conceitos e técnicas de aplicação Capítulo 3. Recomendação pedagógica a partir dos aspectos afetivos Capítulo 4. Recomendação pedagógica a partir dos aspectos sociais Capítulo 5. Recomendação de objetos de aprendizagem baseada em competências Capítulo 6. Recomendação e o processo de escrita coletiva digital Capítulo 7. Sistemas de recomendação de e para grupos Capítulo 8. Avaliação da recomendação pedagógica na educação a distância Capítulo 9. Tendências tecnológicas e educacionais em sistemas de recomendação
Organizador: Patricia Alejandra Behar, Professora titular da Faculdade de Educação e dos programas de pós-graduação em Educação e Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED/UFRGS). Professora visitante do Teachers College, Columbia University, pelo Programa Fullbright. Mestre e Doutora em Ciência da Computação pela UFRGS.
Na educação a distância (EAD), aspectos cognitivos, afetivos e sociais devem ser considerados para que os objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem sejam alcançados tanto pelo docente quanto pelo discente. Por isso, a construção de ferramentas capazes de mapear os aspectos do perfil do sujeito da EAD e o emprego da recomendação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem podem contribuir para que práticas pedagógicas sejam bem-sucedidas. Este livro discute como os sistemas de recomendação, ao identificar as preferências, as necessidades e os interesses de alunos e professores, podem favorecer a personalização do ensino, promovendo resultados significativos na EAD.
SUMÁRIO
Capítulo 1. Recomendação pedagógica em educação a distância: conceitos e elementos Capítulo 2. Sistemas de recomendação: conceitos e técnicas de aplicação Capítulo 3. Recomendação pedagógica a partir dos aspectos afetivos Capítulo 4. Recomendação pedagógica a partir dos aspectos sociais Capítulo 5. Recomendação de objetos de aprendizagem baseada em competências Capítulo 6. Recomendação e o processo de escrita coletiva digital Capítulo 7. Sistemas de recomendação de e para grupos Capítulo 8. Avaliação da recomendação pedagógica na educação a distância Capítulo 9. Tendências tecnológicas e educacionais em sistemas de recomendação
Organizador: Patricia Alejandra Behar, Professora titular da Faculdade de Educação e dos programas de pós-graduação em Educação e Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED/UFRGS). Professora visitante do Teachers College, Columbia University, pelo Programa Fullbright. Mestre e Doutora em Ciência da Computação pela UFRGS.