Educação e diversidade: interfaces Brasil-Canadá

SKU:1147223534
"

Editora Casa do Psicólogo

Ano de publicação: 2005


1ª Edição

Organizador: MARILENE PROENÇA E MIGUEL NENEVÉ

Autor: ALESSANDRA ARCE, CARMEN TEREZA VELANGA MOREIRA, DÉBORA BRITZMAN, HUMBERTO LUIZ LIMA DE OLIVEIRA, ISABEL KILLORAN, KLONDY DE OLIVEIRA AGRA, MARILENE PROENÇA, MIGUEL NENEVÉ, NEWTON DUARTE, TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO, TARA GOLDSTEIN, WALTERLINA BARBOZA BRASIL

ISBN: 85-7396-470-7

280 páginas

 

 

Brasil e Canadá enfrentam questões semelhantes no contexto da diversidade e têm discutido muitos aspectos comuns no enfrentamento de desafios nos campos educacional, social e político. Alguns deles são expressos sob ótica de pesquisadores e professores de universidades canadenses e brasileiras.

Capítulos: 1. Movimentos contemporâneos de crítica em Psicologia e Educação: interfaces Brasil-Canadá; 2. Peter McLaren, pós-modernismo e pós-modernismo de resistência; 3. A teoria da atividade como fundamento para pesquisas sobre aprendizagens informais em situações de trabalho no Canadá e para a reflexão sobre a educação escolar no Brasil; 4. Educação, literatura canadense e sabedoria popular africana: breve reflexão sobre a pedagogia essencial ao milênio; 5. As Contribuições do pensamento do canadense Peter McLaren e de Paulo Freire para a construção de uma educação multicultural inclusiva; 6. Um caminho menos percorrido: criando uma comunidade a que todos pertençam; 7. Revisitando Paulo Freire: elementos para reflexão sobre a formação do educador; 8. Tornando-se um formador de professores no Canadá: iniciando a jornada; 9. Paulo Freire revisitado no Canadá: uma análise dos trabalhos de Dieter Misgeld e Susan Schwartz; 10. Etnografia performativa para uma educação anti-opressiva: um Programa de Ensino e Pesquisa no Canadá; 11. “Hong Kong, Canadá” – Tara Goldstein: a consciência multicultural na escola; 12. O retorno da “criança-questão” – uma leitura do filme Ma vie en rose a partir de Melanie Klein; 13. Um marco nas pesquisas sobre a infância na América do Norte: O Instituto de Estudos da Criança da Universidade de Toronto.

"

R$ 89,00

R$ 80,10
-10%

ou 1x de R$ 76,10 sem juros

Consulte seu Frete

Descrição

"

Editora Casa do Psicólogo

Ano de publicação: 2005


1ª Edição

Organizador: MARILENE PROENÇA E MIGUEL NENEVÉ

Autor: ALESSANDRA ARCE, CARMEN TEREZA VELANGA MOREIRA, DÉBORA BRITZMAN, HUMBERTO LUIZ LIMA DE OLIVEIRA, ISABEL KILLORAN, KLONDY DE OLIVEIRA AGRA, MARILENE PROENÇA, MIGUEL NENEVÉ, NEWTON DUARTE, TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO, TARA GOLDSTEIN, WALTERLINA BARBOZA BRASIL

ISBN: 85-7396-470-7

280 páginas

 

 

Brasil e Canadá enfrentam questões semelhantes no contexto da diversidade e têm discutido muitos aspectos comuns no enfrentamento de desafios nos campos educacional, social e político. Alguns deles são expressos sob ótica de pesquisadores e professores de universidades canadenses e brasileiras.

Capítulos: 1. Movimentos contemporâneos de crítica em Psicologia e Educação: interfaces Brasil-Canadá; 2. Peter McLaren, pós-modernismo e pós-modernismo de resistência; 3. A teoria da atividade como fundamento para pesquisas sobre aprendizagens informais em situações de trabalho no Canadá e para a reflexão sobre a educação escolar no Brasil; 4. Educação, literatura canadense e sabedoria popular africana: breve reflexão sobre a pedagogia essencial ao milênio; 5. As Contribuições do pensamento do canadense Peter McLaren e de Paulo Freire para a construção de uma educação multicultural inclusiva; 6. Um caminho menos percorrido: criando uma comunidade a que todos pertençam; 7. Revisitando Paulo Freire: elementos para reflexão sobre a formação do educador; 8. Tornando-se um formador de professores no Canadá: iniciando a jornada; 9. Paulo Freire revisitado no Canadá: uma análise dos trabalhos de Dieter Misgeld e Susan Schwartz; 10. Etnografia performativa para uma educação anti-opressiva: um Programa de Ensino e Pesquisa no Canadá; 11. “Hong Kong, Canadá” – Tara Goldstein: a consciência multicultural na escola; 12. O retorno da “criança-questão” – uma leitura do filme Ma vie en rose a partir de Melanie Klein; 13. Um marco nas pesquisas sobre a infância na América do Norte: O Instituto de Estudos da Criança da Universidade de Toronto.

"

Produtos selecionados para você

WhatsApp Flutuante