Psicologia da educação em minas gerais: de 1927 a 1990
SKU:1462789089
O ensino de uma ciência nos cursos universitários e o papel dos profissionais que pesquisam ou utilizam esta ciência no seu trabalho são fortemente influenciados pelos acontecimentos históricos. Neste trabalho, estas influências foram captadas nas falas dos profissionais que atuaram e os que haviam falecido foram representados por seus assessores. A análise das narrativas permite identificar a adoção de diferentes linhas teóricas, o surgimento da psicologia clínica e sua relação com a orientação educacional praticada à época e também uma relação com o atendimento psiquiatrico. Percebe-se que a Psicologia em Minas Gerais e especialmente na capital Belo Horizonte evoluiu a partir do movimento educacional iniciado em meados da década de 1920 e a dominância da Psicologia como base para a educação só foi reduzida a partir do processo de abertura política, no final dos anos 1980, quando a Sociologia passou a ter um destaque maior.
O ensino de uma ciência nos cursos universitários e o papel dos profissionais que pesquisam ou utilizam esta ciência no seu trabalho são fortemente influenciados pelos acontecimentos históricos. Neste trabalho, estas influências foram captadas nas falas dos profissionais que atuaram e os que haviam falecido foram representados por seus assessores. A análise das narrativas permite identificar a adoção de diferentes linhas teóricas, o surgimento da psicologia clínica e sua relação com a orientação educacional praticada à época e também uma relação com o atendimento psiquiatrico. Percebe-se que a Psicologia em Minas Gerais e especialmente na capital Belo Horizonte evoluiu a partir do movimento educacional iniciado em meados da década de 1920 e a dominância da Psicologia como base para a educação só foi reduzida a partir do processo de abertura política, no final dos anos 1980, quando a Sociologia passou a ter um destaque maior.