Reunindo capítulos que abrangem todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior e técnico, esta obra aborda desde o campo teórico-prático da inovação educativa até exemplos de como a inovação pode estar presente nas propostas das instituições de ensino, no trabalho de professores e mesmo em projetos desenvolvidos pelos estudantes.
SUMÁRIO Introdução: Inovação ou renovação educacional? Dilemas, controvérsias e o futuro da escolarização
PARTE I – Fundamentos Capítulo 1. O movimento brasileiro de renovação educacional Capítulo 2. Criando condições para que alunos identifiquem suas preferências de aprendizagem: uma experiência com a graduação em Midialogia Capítulo 3. A formação de professores para inovar a educação brasileira Capítulo 4. Inovação em educação e o papel do Estado Capítulo 5. Contribuições do exame antropométrico escolar: associação do conteúdo do currículo educacional com educação alimentar na escola, avaliação do estado nutricional e autogestão da saúde Capítulo 6. Currículo de arquitetura aberta: estruturando as liberdades de aprender e ensinar Capítulo 7. Diretrizes em design para requalificação de salas de aula: adequações à prática do ensino híbrido Capítulo 8. Interdisciplinaridade: currículo, didática e inovação Capítulo 9. Projeto Âncora: a gênese de novas construções sociais de aprendizagem Capítulo 10. Narrativa de games: uma estratégia para mobilização e engajamento do alunado Capítulo 11. Narrativas digitais, cultura maker e pensamento computacional: reflexões sobre possibilidades de articulação e aplicação em contextos educacionais
PARTE II – Escolas Inovadoras Capítulo 12. Criação e implementação da Escola de Educação Infantil Kid’s Home Capítulo 13. Escola Comunitária Cirandas: inovação que conversa com a vida Capítulo 14. O Instituto Educadores Sem Fronteiras como um laboratório para políticas públicas educativas e inovação radical Capítulo 15. Escola da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira: um sonho de transformação Capítulo 16. Maria Peregrina: a escola do encontro Capítulo 17. Inovação na rede pública municipal de Mesquita (RJ): o fortalecimento de uma política pública Capítulo 18. Inovação curricular no ensino superior brasileiro: metodologias ativas, engajamento e aprendizagem significativa no bacharelado em Moda do Senac – São Paulo Capítulo 19. Agroecologia e educação profissional do campo: a experiência do Serta Capítulo 20. Inovação radical no ensino médio: o Colégio Sesi Paraná e a metodologia das oficinas de aprendizagem Capítulo 21. O avesso da lógica: a proposta pedagógica da Escola Tia Ciata Capítulo 22. Essa vida chamada Escola Nossa Senhora do Carmo: o olhar para dentro e para fora nos caminhos de uma outra educação Capítulo 23. Wish School: educação holística
PARTE III – Experiências Inovadoras de Docentes Capítulo 24. A realização audiovisual como metodologia pedagógica transversal: experiências com o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) Capítulo 25. Conectando Fab Labs e escolas públicas na cidade de São Paulo Capítulo 26. Descobertas de novos caminhos Capítulo 27. Diários de aprendizagem: possibilidades de avaliação na educação superior tecnológica Capítulo 28. Ensino da literatura e leitura crítica: um projeto da sala de aula ao teatro em uma escola de Pernambuco Capítulo 29. Papos, vielas e quebradas: jovens no Cieja Campo Limpo Capítulo 30. Filme-educação: uma experiência em escolas de Campinas/SP Capítulo 31. Implementação de um espaço de criação no contexto do Instituto Sidarta Capítulo 32. Relato da experiência com o jornal Joca Capítulo 33. Relato de experiência de leitura do livro Fiel, de Jessé Andarilho Capítulo 34. Maker Space e os alunos empreendedores da sustentabilidade Capítulo 35. O trabalho por projetos e as modificações no papel do professor do ensino técnico profissional Capítulo 36. O desafio de trabalhar com as tecnologias da informação e da comunicação nas escolas de educação básica da rede pública de São Paulo: uma experiência, diferentes relatos Capítulo 37. Começando os experimentos: um relato do uso de QR Codes em sala de aula de língua inglesa Capítulo 38. Representação gráfica para projeto de engenharia Capítulo 39. Riscos sociais: uma reflexão sobre questões de gênero, sexualidade e direitos humanos na escola Capítulo 40. Relato de experiência de professor: a transposição da leitura em vivências.
PARTE IV – Experiências Inovadoras de Alunos Capítulo 41. Projeto A Cidade Ideal Capítulo 42. Educação Agora: possibilidade de implementação de projetos educacionais a partir da cultura maker Capítulo 43. Projeto Togotoy
Reunindo capítulos que abrangem todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior e técnico, esta obra aborda desde o campo teórico-prático da inovação educativa até exemplos de como a inovação pode estar presente nas propostas das instituições de ensino, no trabalho de professores e mesmo em projetos desenvolvidos pelos estudantes.
SUMÁRIO Introdução: Inovação ou renovação educacional? Dilemas, controvérsias e o futuro da escolarização
PARTE I – Fundamentos Capítulo 1. O movimento brasileiro de renovação educacional Capítulo 2. Criando condições para que alunos identifiquem suas preferências de aprendizagem: uma experiência com a graduação em Midialogia Capítulo 3. A formação de professores para inovar a educação brasileira Capítulo 4. Inovação em educação e o papel do Estado Capítulo 5. Contribuições do exame antropométrico escolar: associação do conteúdo do currículo educacional com educação alimentar na escola, avaliação do estado nutricional e autogestão da saúde Capítulo 6. Currículo de arquitetura aberta: estruturando as liberdades de aprender e ensinar Capítulo 7. Diretrizes em design para requalificação de salas de aula: adequações à prática do ensino híbrido Capítulo 8. Interdisciplinaridade: currículo, didática e inovação Capítulo 9. Projeto Âncora: a gênese de novas construções sociais de aprendizagem Capítulo 10. Narrativa de games: uma estratégia para mobilização e engajamento do alunado Capítulo 11. Narrativas digitais, cultura maker e pensamento computacional: reflexões sobre possibilidades de articulação e aplicação em contextos educacionais
PARTE II – Escolas Inovadoras Capítulo 12. Criação e implementação da Escola de Educação Infantil Kid’s Home Capítulo 13. Escola Comunitária Cirandas: inovação que conversa com a vida Capítulo 14. O Instituto Educadores Sem Fronteiras como um laboratório para políticas públicas educativas e inovação radical Capítulo 15. Escola da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira: um sonho de transformação Capítulo 16. Maria Peregrina: a escola do encontro Capítulo 17. Inovação na rede pública municipal de Mesquita (RJ): o fortalecimento de uma política pública Capítulo 18. Inovação curricular no ensino superior brasileiro: metodologias ativas, engajamento e aprendizagem significativa no bacharelado em Moda do Senac – São Paulo Capítulo 19. Agroecologia e educação profissional do campo: a experiência do Serta Capítulo 20. Inovação radical no ensino médio: o Colégio Sesi Paraná e a metodologia das oficinas de aprendizagem Capítulo 21. O avesso da lógica: a proposta pedagógica da Escola Tia Ciata Capítulo 22. Essa vida chamada Escola Nossa Senhora do Carmo: o olhar para dentro e para fora nos caminhos de uma outra educação Capítulo 23. Wish School: educação holística
PARTE III – Experiências Inovadoras de Docentes Capítulo 24. A realização audiovisual como metodologia pedagógica transversal: experiências com o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) Capítulo 25. Conectando Fab Labs e escolas públicas na cidade de São Paulo Capítulo 26. Descobertas de novos caminhos Capítulo 27. Diários de aprendizagem: possibilidades de avaliação na educação superior tecnológica Capítulo 28. Ensino da literatura e leitura crítica: um projeto da sala de aula ao teatro em uma escola de Pernambuco Capítulo 29. Papos, vielas e quebradas: jovens no Cieja Campo Limpo Capítulo 30. Filme-educação: uma experiência em escolas de Campinas/SP Capítulo 31. Implementação de um espaço de criação no contexto do Instituto Sidarta Capítulo 32. Relato da experiência com o jornal Joca Capítulo 33. Relato de experiência de leitura do livro Fiel, de Jessé Andarilho Capítulo 34. Maker Space e os alunos empreendedores da sustentabilidade Capítulo 35. O trabalho por projetos e as modificações no papel do professor do ensino técnico profissional Capítulo 36. O desafio de trabalhar com as tecnologias da informação e da comunicação nas escolas de educação básica da rede pública de São Paulo: uma experiência, diferentes relatos Capítulo 37. Começando os experimentos: um relato do uso de QR Codes em sala de aula de língua inglesa Capítulo 38. Representação gráfica para projeto de engenharia Capítulo 39. Riscos sociais: uma reflexão sobre questões de gênero, sexualidade e direitos humanos na escola Capítulo 40. Relato de experiência de professor: a transposição da leitura em vivências.
PARTE IV – Experiências Inovadoras de Alunos Capítulo 41. Projeto A Cidade Ideal Capítulo 42. Educação Agora: possibilidade de implementação de projetos educacionais a partir da cultura maker Capítulo 43. Projeto Togotoy